Refúgio de férias sob medida

Home  /  Projetos  / Refúgio de férias sob medida
04 2022

Refúgio de férias sob medida

08 abr, 2022 | De 100 a 200 m2, Praia

Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação

Produção Visual: Simone Raitzik

Escritório: Maia Romeiro Arquitetura

Área: 154m²

Local: Praia de Camboinhas, Niterói, Rio de Janeiro

Ano: 2022

Um refúgio de férias sob medida. Esse foi o resultado do projeto em Niterói, Rio de Janeiro, pensado pelos arquitetos Marina Romeiro e Felipe Maia, do escritório Maia Romeiro Arquitetura para uma família que mora nos Estados Unidos.

“O casal, composto por uma brasileira e um sueco, já possuíam o imóvel há alguns anos e nunca tinham feito grandes reformas. Eles atualmente moram nos EUA com suas duas filhas, de 23 e 16 anos. Desde que foi adquirido, o imóvel não sofreu reformas drásticas.”

Dessa forma, algumas mudanças significativas foram necessárias.

“A reforma contemplou todos os cômodos, com novo mobiliário e alterações pontuais na planta. As maiores mudanças foram a integração da varanda com a sala, da varanda lateral com a suíte principal e a criação de uma nova área de serviço, que saiu da cozinha e passou a ocupar o extinto quarto de serviço. Com essas modificações, o apartamento ganhou ares de casa.”

Certas questões também foram pensadas para que o imóvel não ficasse datado.

“Os clientes queriam um imóvel atemporal e contemporâneo, que não corresse o risco de ficar ultrapassado ao longo dos anos. Mas o projeto não possui um conceito definido. Trata-se de uma modernização do espaço com escolhas atemporais e neutras.”

Além disso, as cores e materiais foram pensados para fazer referência a praia.

“Escolhemos os elementos de forma que entrassem de forma discreta e não tirassem o protagonismo da vista para o mar. Para a sala, optamos por nuances de branco e nude, com toques de verde, rosa, azul e tons terrosos nos detalhes, além de muito material natural. Buscamos cores agradáveis e convidativas ao olhar e para apreciar o ambiente. Nada de contrastes fortes.”

Outro ponto levado em consideração foi o leque de referências próprias dos moradores.

“O cliente, por ser sueco, valoriza muito o design de mobiliário, principalmente em madeira. Isso nos levou para um caminho híbrido, como um ‘hygge praiano’, com muita madeira, design arrojado e texturas naturais. Destaca-se também o mobiliário de design arrojado, com peças assinadas por Jader Almeida, Aristeu Pires, Alvar Aalto e Jasper Morrison, e a marcenaria de linhas retas em freijó natural. O móvel feito em marcenaria, por exemplo, que vai da sala de jantar até a sala de estar, é coringa: ele integra os espaços, gera bastante lugar para armazenagem e ainda direciona o olhar para a vista.”

Por fim, vale destacar o projeto pensado para o escritório.

“O espaço dispõe de uma generosa estante para comportar livros e servir de fundo para eventuais reuniões online. Do outro lado do cômodo, a bancada de ponta a ponta proporciona um espaço de trabalho amplo e confortável.”

Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Apartamento clean e integrado

Compartilhar no WhatsApp Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação Produção Visual: Simone Raitzik Escritório: Maia Romeiro Arquitetura Área: 154m² Local: Praia... Leia mais +

Apartamento funcional com cores neutras

Compartilhar no WhatsApp Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação Produção Visual: Simone Raitzik Escritório: Maia Romeiro Arquitetura Área: 154m² Local: Praia... Leia mais +

Deixar um comentário

Ir ao Topo