09 2023

Reforma em apartamento alugado

15 set, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Lília Mendel / Divulgação

Escritório: Isabella Lucena

Produção visual: Andrea Brito Velho

Área: 100m²

Local: Flamengo, Rio de Janeiro

Ano: 2022

Uma reforma no apartamento alugado para deixá-lo do jeito que o morador queria, com um escritório, closet walk-in e cozinha integrada à sala. Esse foi o pedido do cliente à arquiteta Isabella Lucena, que assina o projeto.

No total, a reforma durou sete meses. O cliente, Wallace, já havia contratado Isabella para a reforma de sua antiga propriedade, porém como o desafio agora era reformar um apê alugado, o orçamento mais enxuto também teve de ser levado em consideração.

Como ponto de partida, o piso de pedra São Tomé, original do apartamento, deu o tom do projeto. A partir dele, foram escolhidos materiais naturais, paleta de cores em tons leves de cru, areia e off white, formas orgânicas com texturas aconchegantes e madeiras naturais para contrastar com a frieza do material do piso.

“Tivemos que restaurar a pedra, pois ela estava muito suja. Também completamos o piso da atual cozinha com pedras novas, onde originalmente havia um lavabo e um quarto de serviço.”

Sobre a mudança no layout do apartamento, a maior alteração se deu nas áreas molhadas. O lavabo que havia no lado esquerdo da entrada social e o quarto de serviço vizinho a ele deram lugar à nova cozinha, integrada à sala como solicitado pelo cliente. Já o antigo banheiro de serviço foi aberto para o corredor e transformado no novo lavabo, com porta de correr. Voltada para o mesmo corredor, a antiga cozinha virou o novo banheiro social, enquanto o único banheiro que havia no corredor foi aberto para o quarto dos fundos, que virou a suíte do morador.

O quarto que já existia na planta foi transformado em escritório, podendo também ser utilizado como quarto de hóspedes. Como o morador precisava de um espaço de trabalho interessante por conta de Lives e entrevistas, a bancada de trabalho foi posicionada na varanda, voltada para a janela, e uma estante para livros foi projetada ao fundo, na frente do armário antigo, criando assim um walk-in closet.

“Fizemos um portal curvo na varanda para delimitar a área da bancada e manter o estilo da decoração do restante do apartamento e fechamos a parte de trás da estante com acetado transparente para deixar a luz natural entrar no corredor do closet, evitando assim a sensação de claustrofobia.”

Na decoração, praticamente tudo é novo. Destaque para o sofá Peeble, assinado pelo designer Daniel Coutinho, e as mesas de centro Concrete e poltronas giratórias Serena – criações do Estudiobola. Apenas a poltrona de leitura com pufe, da Carbono Design, antes estofada em brim azul, foi trazida do endereço antigo e reestofada em couro natural para se adequar melhor ao projeto do apartamento alugado.

“Nosso maior desafio neste projeto foi colocar em prática a ideia do walk-in closet, mantendo o armário de porta de abrir original antiguinho e instalando na frente dele uma estante com fundo transparente para deixar a luz passar. Fazer o teto curvo da cozinha também foi um grande desafio, mas no final deu tudo certo e o Wallace adorou o resultado.”