Pequeno e Charmoso

Home  /  Projetos  / Pequeno e Charmoso
09 2017

Pequeno e Charmoso

13 set, 2017 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade

Descrição do Projeto

Um apartamento de dois quartos com apenas 65m² e diversos desafios. Por conta da metragem limitada, a configuração funcional do apartamento precisava de uma solução definitiva capaz de se adaptar ao estilo de vida da moradora, que, além de ser adepta do home office, também gosta de receber parentes e amigos.

O apartamento compacto tinha dois quartos, onde um dos dormitórios seria home office, tinha ainda que ter espaço para receber os amigos. O desafio foi como fazer uma mesa de jantar e transformar a cozinha em americana para receber, já que a sala tinha o tamanho reduzido.

O escritório Daniel Carvalho Arquiteto optou por usar um telão de tv sobre a janela existente, a mesa retrátil com rodízios, para ser usada com 2 lugares no dia a dia e ampliada até 6 lugares nos dias de visitas, e liberar as circulações.

Optou-se por reverter o banheiro de empregada em lavabo, que se oculta na parede de quadro negro e abrir a cozinha para a sala, tendo como intermediário entre os ambientes, uma ilha com cooktop e mesa de jantar retrátil.

A televisão não era prioridade e optou-se por utilizar um telão que desce do forro e tem projeção sobre a janela do ambiente. Uma parede da sala recebeu a cor roxa, por solicitação da cliente, e, sua parede oposta, um painel em madeira com porta de correr para o corredor.

Apesar da parede roxa, o ambiente é dominado pelos tons neutros. A ilha de cocção abriga a mesa retrátil, que é o ponto alto do projeto e permite uma flexibilidade de usos. Ela é capaz de se adaptar a diversas situações: dois lugares para o dia a dia da moradora, quatro lugares para receber alguns amigos e seis lugares para receber toda a família.

Fotos: Gabriel Castro (Reverbo)

Co-autor: Haiko Cirne Sinnema.

Salvar

Salvar

Salvar

Profissional: