Open House | Naji E Roberta

Home  /  Projetos  / Open House | Naji E Roberta
Open House | Naji E Roberta 2016-12-02T10:54:58+00:00
01 2015

Open House | Naji E Roberta

12 jan, 2015 |

Project Description

 

Obras de arte, esculturas contemporâneas e peças datadas de séculos passados convivem em harmonia pelos quatro cantos dessa casa esplendorosa, localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo. Com cerca de 900 m², a construção de fachada clássica esconde em seu interior um lar eclético e, acima de tudo, vivo, resultado de anos de apreço e processos criativos de seus moradores: o artista libanês Naji Ayoub e sua mulher Roberta.

CONSTRUÍDA PARA UNIR TODAS AS NECESSIDADES DA FAMÍLIA, O IMÓVEL TEM JEITO DE CASA E CLIMA DE LOFT.

Naji sonhava em ter em casa o seu próprio ateliê, mas o antigo apartamento onde a família morava, na época com os filhos ainda pequenos, não comportava esse desejo. Os quadros grandes, assim como o próprio artista, merecia ter lugar próprio, e foi então que a busca pelo novo imóvel começou. “Resolvemos construir. A gente tinha um projeto inicial que eu não curti. O Naji, todo artista, estava criando meio que um loft… Mas meus filhos eram super pequenos na época – vai fazer 17 anos que eu estou aqui, perco até as contas!”, conta Roberta.

 

Decoração de: Home office; janela ovalada; Casa de ValentinaDecoração de: Home office; mesa de pintura; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; cavalete de pintura; Casa de ValentinaDecoração de: Home office; quadros abstratos geométricos; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; quadro verde e preto; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; cadeira de madeira com braços; Casa de Valentina

 

O arquiteto João Armentano assumiu o novo projeto e se divertiu durante todo processo. “Ele adorou a história de fazer uma casa de artistas. E foi muito engraçado, porque ele dizia que se sentia numa partida de tênis: eu falava que queria uma casa com cara de casa e o Naji falava que queria um angar!”, relembra Roberta. Como resultado, a casa concilia com equilíbrio os espaços abertos e a entrada de luz, próprios de um loft, sem deixar de lado as características de uma casa tradicional.

 

Decoração de: Sala de estar; sofá preto; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; tapete listrado bege e preto; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; obras de arte contemporâneas; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; piano antigo; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; escultura do século XIX; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; quadro abstrato cinza, branco e azul; Casa de Valentina

 

O layout da construção foi muito bem estudado e conseguiu setorizar todas as áreas da casa, da maneira que o casal queria. Assim, o ateliê foi instalado na parte de cima, em um espaço com atmosfera de sótão, amplo e bastante iluminado. Já a parte íntima da casa fica totalmente isolada do restante, que conta ainda com um ambiente social onde os convidados têm acesso sem precisar passar pela parte reservada do lar. Em relação ao processo de decoração, Roberta e Naji contam ter curtido cada etapa: “Foi gostoso, porque nossa casa é bem eclética. Então a gente usou objetos dos nossos apartamentos, coisas novas e até hoje a gente vai garimpando, vai comprando… a gente adora”, explicam.   

 

Decoração de: Sala de jantar; mesa de jantar de madeira retangular; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar;quadro preto; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; esferas decorativas; Casa de ValentinaDecoração de: Lavabo; parede vermelha; Casa de ValentinaDecoração de: academia; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; mesa de ping-pong; Casa de Valentina

 

Mas o mexe e remexe dos móveis e objetos durante os anos foi totalmente assumido pelo Naji: “A decoração é algo que nunca para, é um processo muito criativo. Eu tenho essa necessidade de ver as coisas se mexendo e acontecendo. Eu gosto de ver algo nascendo, crescendo…  Acho isso muito interessante, como na arte, porque a pintura também é assim”, explica. Toda essa expressão de particularidades resultou em um lar único e cheio de história para contar: “Você olha e encontra um pedaço de uma viagem, retratos… Em cada lugar você pode ver um pedacinho da gente, da nossa vida”, finalizam.  

 

Decoração de: Copa; parede amarela;  Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; estante aberta; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Decoração de: Varanda; portas de vidro; Casa de ValentinaDecoração de: Fachada; arquitetura clássica;  Casa de Valentina

 

Casa de artista que emana vida e criatividade, não é? Amamos, e vocês? Então espie mais alguns delahes na galeria abaixo!! Além disso, confira os produtos selecionados pelo Naji e pela Roberta AQUI.

 

Fotos: Julia Ribeiro