07 2023

Jardim Sereno | CASACOR São Paulo 2023

25 jul, 2023 | Mostras, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Cacá Bratke / Divulgação

Paisagistas: Gabi Pileggi e Luciana Bacheschi

Área: 110m²

Local: CASACOR São Paulo

Ano: 2023

Um quintal acolhedor feito a partir de materiais naturais, tons suaves e que tem a simplicidade da vida como foco principal. Essa é a proposta do Jardim Sereno, ambiente assinado pelas paisagistas Gabi Pileggi e Luciana Bacheschi na CASACOR São Paulo 2023.

“É um jardim que preza pela simplicidade, que acolhe histórias e reverte às origens, honrando a passagem do tempo. Pensamos num espaço de cura, que ajuda a regenerar, a restaurar as energias mais internas e buscar o seu propósito.”

O refúgio em plena Avenida Paulista conta com biribas de eucalipto no pergolado, pedras São Tomé brutas e areia no piso em seus 110m².

“Aqui, menos é mais e o sossego da natureza pode ser sentido e absorvido. Criamos um estar imperfeito e natural que nos conduz a uma reflexão, um momento de paz, uma pausa.”

Pela primeira vez juntas, o trabalho das paisagistas visa um ambiente perfeito para a renovação de energias e o despertar de lembranças afetivas.

“O Jardim Sereno foi concebido da forma como nós duas enxergamos o paisagismo. Não partimos de uma folha em branco, pois gostamos de ouvir a história do lugar, assim como de seus moradores ou frequentadores.”

Um dos maiores desafios enfrentados pela dupla foi compor o espaço tão somente com vasos, já que o Conjunto Nacional é tombado pelo patrimônio e apresenta limitações para alterações. No final, o fator serviu como estimulo e fez com que as paisagistas apostassem na genuinidade da madeira, das pedras e do barro para compor o Jardim Sereno.

“Então, buscamos contar um pouco de sua trajetória através dos elementos presentes. Foi assim que fizemos no Conjunto Nacional, em que mantivemos a parede vazada de tijolos na ambientação – que faz parte de sua estrutura original – e, ainda, criamos uma harmonia com os demais objetos e espécies. Assim, trouxemos mais um elemento natural e valorizamos a memória do local.”