Industrial e Aconchegante

Home  /  Projetos  / Industrial e Aconchegante
Industrial e Aconchegante 2019-04-18T11:25:08-03:00
04 2019

Industrial e Aconchegante

21 abr, 2019 | Apartamentos, Até 50 m2, Cidade

Project Description

O apartamento de 50m², localizado na área central de São Paulo, ganhou uma reforma completa com o projeto dos arquitetos Rafael Zalc e Mona Singal – sócia do Rua 141 Arquitetura. Apesar da metragem reduzida, as alterações contribuíram para o aproveitamento ideal do espaço.

O partido foi aproveitar os espaços, considerando a criação de ambientes com mais de um uso.

Apesar da metragem reduzida, as alterações contribuíram para o aproveitamento ideal do espaço. O quarto foi integrado à área social e a estante em vergalhões e chapas metálicas setorizou os ambientes, dando uma certa privacidade quando o morador, recebe visitas.

O banheiro original era muito pequeno, os arquitetos reduziram 30cm do quarto para que ele ficasse mais espaçoso e funcional, além de valorizar a planta do apartamento.

O terraço, com 30% do tamanho total do imóvel, foi incorporado à área interna, tornando-se uma continuidade do apartamento. As paredes e esquadrias foram eliminadas e as tubulações de hidráulica ficaram aparentes, tornando-se parte do conceito.

O partido foi aproveitar os espaços, considerando a criação de ambientes com mais de um uso, como a área de serviços que fica escondida atrás da porta tipo “camarão” e conectada à cozinha, ou o banco no terraço que serve como apoio para a mesa de jantar e que vira a mesa de trabalho, possibilitando uma continuidade entre os espaços de maneira fluida.

Para o projeto de interiores, os arquitetos priorizaram o design brasileiro, principalmente escolhendo nomes de jovens talentos do mercado, e também criaram alguns dos mobiliários. Desenharam o banco que se torna escrivaninha no terraço, a cama, a estante em vergalhões, a bancada da cozinha e toda a marcenaria fixa do apartamento.

O conceito de Upcycling, que visa reutilizar elementos e agregar valor a eles, está muito presente no apartamento. É o caso da lona de caminhão na cabeceira, o vergalhão de obra para a estante, as placas de concreto na parede e ainda as tubulações de gás no lustre de jantar.

O estilo industrial está presente de forma aconchegante, explorando o contraste entre os materiais. A madeira de demolição entra como protagonista no piso, reforçando o espaço acolhedor e ao mesmo tempo contrastando com a frieza do concreto, dando unidade de linguagem ao projeto.

 
Fotos: Romulo Fialdini.

Profissionais:


Mais Projetos deste Profissional

Cheio de Bossa

Compartilhar no WhatsAppO apartamento de 70m² de uma jovem paulistana foi assinado pelos escritórios Rua 141 e Rafael Zalc que buscaram imprimir um espaço... Leia mais +