Casa espaçosa, conectada com a natureza e com espaços de lazer integrados

Home  /  Projetos  / Casa espaçosa, conectada com a natureza e com espaços de lazer integrados
11 2021

Casa espaçosa, conectada com a natureza e com espaços de lazer integrados

24 nov, 2021 | Casas, Acima de 200 m2, Campo

Fotos: Toni Pires/ Divulgação

Escritório: Olaa Arquitetos

Área: 753m²

Local: Itu, São Paulo

Ano: 2018

Uma casa espaçosa, conectada com a natureza e com espaços de lazer integrados. Essas eram as principais premissas de uma família paulistana quando chamaram os profissionais do escritório Olaa Arquitetos para este projeto em Itu, interior de São Paulo.

“O condomínio Terras de São José foi escolhido para ser um local de convivência e descanso, de forma a acolher familiares e amigos em uma estrutura capaz de oferecer beleza, conforto e bem estar com maior conexão com a natureza.”

Destaca-se, sobretudo, a arquitetura da casa.

“Sua principal característica é a grande galeria que conecta os blocos da construção. Ela tem 30m de comprimento e 7,5m de altura em sua parte mais alta. Construída especialmente por blocos de cobogós desenvolvidos especialmente por nós juntamente com a Neorex para que pudesse ser estruturalmente autossustentado, com grande permeabilidade de luz e vedado das intempéries. O resultado foi um volume marcante com uma grande leveza visual e que proporciona uma filtragem da luz natural, permitindo diversas composições de luz e sombra ao longo do dia! Durante a noite, com as luzes internas acesas, transforma-se em uma grande luminária vista de fora. Como a galeria começa da porta da casa e se estende até o meio do terreno, há diferentes níveis de piso, sendo a fachada mais discreta e o fundo da casa mais alto e imponente.”

Além disso, o conceito do projeto gira em torno da integração dos ambientes de convivência.

“O conceito da arquitetura foi pensado para uma grande integração da casa com seu exterior e os espaços abertos, pois a convivência de uma casa de campo está, em sua maior parte do dia, nas áreas externas. Para alcançar esse resultado, a construção foi separada em blocos, sendo que no espaço entre eles criaram-se espaços abertos. Para a área social, a proposta foi que a sala de estar se comportasse como uma grande varanda, com caixilhos bem abertos, pé direito alto e proximidade com o gramado central, preservando e valorizando a vista para o bosque e principalmente para o pôr do sol.”

Fotos: Toni Pires/ Divulgação

Profissional:

Deixar um comentário

Ir ao Topo