05 2023

Elegante e com ar industrial

24 maio, 2023 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Renato Navarro / Divulgação

Arquiteta: Shirlei Proença

Área: 235m²

Local: Chácara Santo Antônio, São Paulo

Ano: 2019

Um apartamento funcional, com integração das áreas sociais, uma pitada de estilo industrial e, acima de tudo, elegante. Este foi o pedido dos clientes, um casal jovem e sem filhos, à arquiteta Shirlei Proença.

“Este é um projeto com estilo moderno, porém mesclamos um pouco de estilo industrial que está presente nas paredes de placas cimentícias, na escada de serralheria e em alguns móveis nesse estilo. Tem também um pouco do clássico, presente no desenho da marcenaria da cozinha. O sofá, que é um elemento importante, tem uma combinação de dois arquétipos: o moderno com o vintage. Enfim, não podemos dizer que o projeto tem um estilo definido.”

Para cumprir os objetivos dos clientes, sala de jantar, estar, cozinha e gourmet foram integradas.

“A área social com certeza foi a estrela. A planta, por ser quadrada, é melhor de se trabalhar. A total integração da cozinha, gourmet, sala de jantar e estar ficou em perfeita harmonia. É muito difícil termos uma planta que proporcione essa visão 360 graus de todos os ambientes sem intervenções como pilares ou paredes.”

Sobre a cozinha, a solução da arquiteta para deixá-la elegante e única ao mesmo tempo foi apostar na marcenaria all black.

“Arriscamos uma marcenaria total black com desenho clássico que ficou muito harmonioso com a marcenaria. As placas cimentícias também fizeram total diferença. Colocamos as placas em cima e embaixo do mezanino dando uma sensação de continuidade. Isso trouxe muita personalidade para o apartamento e trouxe leveza para o ambiente já que tem muita marcenaria no teto. O porcelanato é em cimento queimado, em estilo mais urbano e bem mais marcado.”

Por fim, a arquiteta ainda comenta sobre o estilo do apartamento, que mistura o clássico a elementos arrojados em total harmonia.

“O apartamento como um todo ficou muito arrojado. Embora tenhamos usado quadros com imagens marcantes, neon, placas cimentícias e muita marcenaria, o projeto teve um resultado elegante e sóbrio. Trabalhamos com cores neutras, elementos naturais e muitas texturas. Mesclamos estilos e misturamos muitas coisas. O resultado ficou surpreendente.”