O Despojado Lifestyle Carioca

Home  /  Projetos  / O Despojado Lifestyle Carioca
O Despojado Lifestyle Carioca 2019-07-03T12:21:11-03:00
07 2019

O Despojado Lifestyle Carioca

03 jul, 2019 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade

Project Description

Morada de uma família carioca apaixonada pelo Rio, este apartamento de 380 m² foi reformado pelo escritório Cristina Côrtes Arquitetura para se adaptar aos desejos de seus moradores: um casal na faixa dos 40 anos com um filha de 13 anos e um filho de 15. O projeto levou seis meses para ser executado e contemplou todos os cômodos.

A decoração segue um estilo contemporâneo e atemporal, com base clara e neutra para facilitar atualizações futuras, sem dor de cabeça. A família buscava uma apartamento amplo e linear que oferecesse uma boa infraestrutura para os filhos usufruírem das áreas comuns de lazer do condomínio, com o máximo de conforto e segurança.

Também pesou na escolha do empreendimento suas características construtivas sustentáveis, que propiciam eficiência energética e evitam desperdício de água, entre outras vantagens.

Com vista para um campo de golfe e a praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o apartamento possui um ampla área social integrada à varanda, quatro suítes, sala íntima, cozinha com copa, área de serviço e dependências de empregada. Na primeira visita de Cristina Côrtes ao apartamento, os moradores solicitaram uma ilha na cozinha equipada com cooktop, já que o pai adora cozinhar para a família. A arquiteta foi além e propôs também substituir a parede que separava a cozinha da sala íntima de tv por portas deslizantes.

O viés sustentável também está presente na decoração do apartamento, provando que é possível ser aliado do meio ambiente sem abrir mão de conforto, bem estar e beleza. Neste trabalho, a arquiteta optou por manter o piso original entregue pela construtora – um porcelanato no padrão travertino -, evitando, assim, a geração de entulho. Já as paredes da sala foram revestidas com painéis de marcenaria com acabamento em laminado melamínico certificado, no lugar da tradicional madeira.

Como a família adora receber visitas em casa e qualquer ocasião é motivo para comemorações, o segundo pedido feito à arquiteta também contempla os momentos de lazer. A varanda da sala ganhou uma cozinha gourmet, com direito a mesa para refeições e, do outro lado, um confortável ambiente de estar, repleto de móveis próprios para área externa. É ali que hoje o pai costuma exercitar seus dotes culinários na companhia de amigos e parentes, sobretudo no fim de semana.

Por ser um espaço totalmente aberto na área social e próximo à varanda, o home theater ganhou um grande painel de Led que garante excelente visibilidade das imagens na tela a qualquer hora do dia. A pedido dos moradores, diversos tons de azul pontuam a decoração de toda a área social, um tributo ao mar que fica tão próximo da residência e ao despojado lifestyle carioca.

Foto: MCA Estúdio.

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Cristina Côrtes e Claudia Sant’Ana, Loft do Casal Ciclista – CASACOR RIO

Compartilhar no WhatsApp Morada de uma família carioca apaixonada pelo Rio, este apartamento de 380 m² foi reformado pelo escritório Cristina Côrtes... Leia mais +