09 2023

Cores alegres e cozinha retrô

27 set, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Luiza Schreier / Divulgação

Escritório: Kelly Figueiredo

Área: 110m²

Local: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Ano: 2021

Um apartamento com cores alegres e uma cozinha retrô em que a família conseguisse cozinhar junta. Esse foi o pedido dos clientes à arquiteta Kelly Figueiredo, que assina o projeto de 110m².

“O grande desejo dos clientes era ter uma cozinha grande, funcional e confortável porque eles adoram cozinhar juntos nas horas vagas. Busquei alegria nas cores e conforto nos mobiliários. Sempre gostei de ousar, misturando estilos, cores e texturas, e desta vez não foi diferente.”

Na planta original, os cômodos do apartamento eram separados por paredes, não permitindo uma comunicação eficaz entre eles. Com a reforma completa, a integração foi estabelecida na área social, o que preencheu a vontade da família de ter uma cozinha funcional e perfeita para interação. Para isso, algumas soluções inteligentes tiveram de ser pensadas, como comenta a arquiteta:

“Ao derrubar a parede que separava a cozinha da sala, descobrimos uma tubulação de água que não podia ser removida e resolvemos transformá-la num pilar de madeira, onde hoje ficam apoiadas uma bancada de pedra com quina arredondada e duas prateleiras superiores em freijó, que seguem o mesmo formato.

Na decoração, que segue o estilo contemporâneo com toques retrô, tudo é novo. O conforto norteou a seleção dos móveis, com destaque para algumas peças de design assinado, como as banquetas altas Bel de Felipe Madeira entre a cozinha e a sala, as cadeiras Nau e a mesa de jantar Lotus Fernando Jaeger na varanda e na sala de jantar, as luminárias pendentes Lanterna de Fernando Prado para a Lumini na sala de jantar, e o carrinho-bar Contorno de Rejane Carvalho Leite para a DonaFlor na varanda.

“Durante a obra, também encontramos um grande pilar na parede em frente à porta de entrada da sala e decidimos revesti-la com um painel de madeira, com seis ganchos circulares de diferentes tamanhos para pendurar bolsas e casacos e um armário estreito camuflado para acomodar taças.”