Confortável e Com Linhas Retas

Home  /  Projetos  / Confortável e Com Linhas Retas
Confortável e Com Linhas Retas 2018-12-23T10:35:15+00:00
12 2018

Confortável e Com Linhas Retas

23 dez, 2018 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade

Project Description

Um casal de aproximadamente 50 anos, com uma filha, procurou o escritório Maurício Karam Arquitetura, pois queriam uma casa confortável, grande, com espaços amplos, que tivesse linhas retas, bem moderna, principalmente em sua arquitetura. Desejavam também uma área externa com jardim, área de piscina, área gourmet, paisagismos de contemplação, lago e pergolado.

O terreno de 2.200 m² é em declive, esse foi o principal desafio do escritório. A parte mais alta é o fundo do terreno, por onde foi instalada a entrada da casa. E sendo assim, alguns patamares foram “descendo”, criando desníveis na casa: a sala de estar está mais baixa, depois vem o gourmet, depois vem a área de piscina com a borda infinita.

Já existia uma pré-fundação, então ficamos um pouco restritos aos pilares e vigas preexistentes, porém, como assumimos o projeto bem nessa fase, foi possível fazer grandes modificações estruturais e uma nova estrutura por cima dessa fundação.

Toda a estrutura é em concreto, com grandes pés-direitos, a casa é feita a partir de grandes lajes e cobertura em laje, além de uma cobertura retrátil onde se localiza o jardim interno, assinado pelo paisagista o Alex Hanazak. Nessa área foi criado um espelho d´água entre as duas colunas principais da casa, que se tornaram duas caixas bem grandes de mármore e nelas um rasgo se tornou duas lareiras, uma em cada extremidade do espelho d´água.

A escada foi toda revestida em travertino romano bruto, ela é uma escultura, um bloco de pedra todo recortado com iluminação e vidro. E a caixa do elevador foi toda feita em estrutura aparente em aço corten e vidro. Esses dois elementos estão bem no meio da casa, com teto retrátil, que permite a visualização do céu quando se abre, e que têm a função de levar os moradores ao segundo andar.

Na área dos quartos, todos os pisos foram revestidos em madeira e no quarto da suíte máster da filha, o piso recebeu uma ebanização preta. A casa tem um mix de arquitetura contemporânea, com linhas retas, volumes lisos, blocos e frisos, e em alguns pontos, da decoração e, principalmente, nas paredes do quarto da filha, alguns elementos clássicos, como as boiseries, que são molduras em poliuretano, dando um toque mais clássico.

Fotos: Renato Navarro.

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Clássico e Contemporâneo

Compartilhar no WhatsAppUm casal com duas filhas adolescentes procurou o escritório Maurício Karam Arquitetura, pois queriam uma casa aconchegante para... Leia mais +

Um Apê Confortável e Moderno

Compartilhar no WhatsAppO casal jovem com dois filhos desejava um lar confortável e moderno, para receber os amigos, fazer jantares, receber a família e... Leia mais +

Para Um Jovem Proprietário

Compartilhar no WhatsAppO proprietário desse apê de 240 m² é um homem jovem, com idade na casa dos 30 anos, fazendeiro no Mato Grosso e com negócios em... Leia mais +