09 2022

Conexão entre ambientes e com a paisagem

09 set, 2022 | Casas, Acima de 200 m2, Campo

Fotos: Maíra Acayaba

Escritório: NEBR Arquitetura

Área: 400m²

Local: Gravatá, Pernambuco

Ano: 2022

Uma casa de campo moderna, integrada e confortável sem abrir mão da paisagem. Esse foi o resultado da Casa 212, projeto assinado pela NEBR Arquitetura para os proprietários, que buscavam um refúgio da cidade grande.

“Um dos desafios foi atender ao programa extenso aproveitando a geografia do terreno: são quatro metros de declive e a casa está locada no ponto majoritariamente mais alto do terreno. Um outro desafio foi utilizar-se da arquitetura para enquadrar a paisagem e este talvez seja o grande diferencial do projeto – a paisagem emoldurada.”

Outro ponto de destaque na casa é a paleta de cores, que além de transmitir a sensação de conforto, também busca na natureza inspiração.

“O branco é sem dúvida uma cor de destaque casa, mas ao passo que outros elementos surgem, mostram sua verdade: a pedra utilizada (fachadas) está em sua cor natural, o verde-azulado dos revestimentos da piscina (Barlavento Sea e Barlavento Caribbean – ambos da Portobello) remetem justamente ao uso da água, já os blocos de vidro possibilitam uma permeabilidade turva e brincam com os demais materiais empregados na fachada.”

Pernambucanos, os proprietários também quiseram evidenciar sua cultura por meio da decoração. Se por fora a casa se mostra dura e reta em suas formas, por dentro abraça ao recepcionar quem chega com dois grandes painéis em azulejo estampados nas xilogravuras de J.Borges (Bezerros-PE). Além disso, a integração entre ambientes se mostra presente em todo o projeto.

“Um bom destaque sem dúvidas é a plena conexão entre os ambientes sociais que se mesclam também entre internos e externos. Da sala de estar, é possível se comunicar com alguém que esteja na área da piscina – ainda que apenas visivelmente. Para nosso ateliê de arquitetura essas relações que se fortalecem de conexão entre espaços fomentam o que acreditamos: o vazio edificado – quanto menos elementos que impossibilitem a permeabilidade visual, melhor para o uso.”