Clássico e Contemporâneo

Home  /  Projetos  / Clássico e Contemporâneo
Clássico e Contemporâneo 2019-04-01T16:59:06-03:00
04 2019

Clássico e Contemporâneo

01 abr, 2019 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade

Project Description

Uma casa construída em 1979 com vista para o mar de São Conrado, com arquitetura de Luiz Eduardo Indio da Costa, foi amor à primeira vista há 20 anos para Miriam D’Aquino Amado e Ariosto Amado, ele fotógrafo e ela designer da almofadaria Paramento, com ateliê no mesmo bairro.

O imóvel de dois pavimentos, com 750m² de área construída e generosos 1.200m² de área externa, estava sem manutenção, bastante danificado e invadido por um matagal quando o casal adquiriu a morada, em 1999. Eles procuraram o arquiteto Indio da Costa, profissional que assina a casa original, para ajudar na restauração.

Eles não queriam mudar nada, eram apaixonados pelo projeto. Ao longo de 15 anos a família realizou as obras em várias etapas, até chegar ao resultado atual. Além do restauro, a única área alterada foi a cozinha e dependências, para conferir maior praticidade.

Atualmente, o imóvel se divide em living, biblioteca, sala de jantar, saleta de almoço, copa, cozinha e dependências no térreo, que também conta com uma área coberta para atender à piscina, com bar e vestiários. Já no piso superior, ficam a suíte do casal, quatro quartos organizados em duas alas, cada uma com seu banheiro, e uma sala íntima usada como home theater.

Entre as características arquitetônicas da casa, destaca-se a integração dos interiores ao verde da área externa, através das diversas claraboias e grandes panos de vidro. Essa relação da arquitetura com a natureza foi o que encantou a cliente, que destaca ainda a varanda como ponto central da casa: “amo ficar ali, especialmente em dia de chuva! Quando recebemos amigos, a noite sempre termina na varanda”

Nos interiores, o piso de ipê roxo contrasta com uma decoração leve, descompromissada e afetiva, que mescla os estilos clássico e contemporâneo. Algumas peças estavam com os clientes há mais de 30 anos, outras são novas, mas os moradores sempre garimpam itens para a casa quando viajam.

A moradora já pensa em uma nova reforma para tornar a casa mais “verde”, com sistema de captação de água e energia solar, melhorando ainda mais sua performance energética.

Fotos: Marcelo Guidine/L.Schuback

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Transparência E Telhado De Barro

Compartilhar no WhatsAppO projeto do escritório Indio da Costa A.U.D.T, tinha carta branca, os únicos pedidos dos proprietários, um casal com filho pequeno,... Leia mais +