08 2022

Casa de praia despojada e acolhedora

31 ago, 2022 | Casas, Acima de 200 m2, Praia

Fotos: Walter Dias / Divulgação

Projeto de arquitetura: Pontual Arquitetos

Projeto de interiores: Porto Neves Arquitetura

Finalização: Itamar Siqueira

Área: 420,3m²

Local: Muro Alto, Pernambuco

Ano: 2022

Uma casa de praia despojada e moderna sem perder sua característica acolhedora. Esse foi o desafio da Pontual Arquitetos e Porto Neves Arquitetura ao fazer o projeto desta casa em Muro Alto, litoral de Pernambuco.

“O conceito foi conduzido de forma a manter a excelência na qualidade dos materiais e mobiliários elencados, sem perder, ao mesmo tempo, a essência de uma casa de praia: resguardando a proposta de um lugar despojado e com aspecto simples, que remete ao descanso e à descontração.”

A arquitetura original do imóvel foi mantida e novos espaços foram criados, como a área de SPA e a sauna. Além disso, a piscina também foi redesenhada e outros detalhes construtivos para escadas, esquadrias internas e guarda-corpos de vidro foram elaborados no projeto de interiores.

“No desenvolvimento do projeto de interiores, manteve-se o respeito à arquitetura original da casa. Foram desenvolvidos, por exemplo, painéis de madeira, que incorporam as portas da cozinha e lavabo, assim como o guarda corpo de vidro, com soluções de desenho pensadas de modo a realçar os móveis e a coberta de madeira, a qual se trata de uma grande cobertura inclinada com pé direito duplo, iluminada de forma indireta. A valorização do jardim também foi um ponto de inflexão importante no projeto, principalmente na área do SPA, onde foi criado um jardim lateral, buscando aproximar a área verde da construção e a integrar com os espaços do SPA e do quarto de hóspedes existentes neste pavimento.”

A fim de manter a característica praiana ao mesmo tempo em que investe em materiais de alta qualidade, a Porto Neves Arquitetura definiu para o acabamento dos ambientes materiais naturais, como madeira, pedra e tijolo natural. Além disso, acabamentos que remetem a texturas naturais, a exemplo do porcelanato Portobello Barcelona Cristal, que se assemelha ao aspecto da areia, e o Cottage Cannelle, que possui similaridades com uma madeira lavada na cor branca, também foram selecionados.

“Buscou-se que os moradores e convidados pudessem perceber a qualidade de acabamentos, mobiliários, iluminação e objetos selecionados para compor a residência, ao mesmo tempo em que seus ambientes se mostrem acolhedores, confortáveis e convidativos aos seus usos diversos.”