Apartamento com área de convivência integrada e cortina acústica

Home  /  Projetos  / Apartamento com área de convivência integrada e cortina acústica
12 2021

Apartamento com área de convivência integrada e cortina acústica

31 dez, 2021 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: André Scarpa/ Divulgação

Escritório: Rosário Pinho e André Scarpa

Obra: Marcondes Ferraz Engenharia

Consultoria Luminotécnica: Ricardo Heder

Área: 100

Local: Pinheiros, São Paulo

Ano: 2020

Um apartamento com área de convivência integrada e cortina acústica. Esses foram os pedidos do cliente para este projeto de reforma assinado pelos arquitetos André Scarpa e Rosário Pinho em Pinheiros, São Paulo.

“A planta original tinha três quartos, dois banheiros, sala, cozinha e lavanderia, além de banho e quarto de serviço. Repensamos o imóvel para ter um banho completo e um lavabo na fachada dos fundos, abrindo completamente o restante do apartamento para organizar sala, cozinha e quarto. Uma cortina acústica de veludo cinza separa o quarto da sala, permitindo versatilidade no uso dos ambientes e uma sensação de espaço mais amplo. A continuidade da caixilharia existente na fachada principal, o piso e uma linha de luz contínua também contribuem para essa sensação espacial mais generosa e adequada ao uso do atual morador.”

Algumas surpresas ao longo do projeto fizeram com que os arquitetos também tivessem que pensar em soluções inteligentes para o apartamento.

“A retirada do forro para ganho de pé direito revelou as infraestruturas de hidráulica do apartamento superior. Por conta disso, pensamos em uma forma de ocultá-las por um elemento circular de serralheria que funciona como rebatedor de luz junto à mesa de jantar e que complementa o restante da iluminação do apartamento.”

Vale ressaltar as características do espaço da cozinha.

“Ela é aberta, proporcionando uma maior iluminação natural e ventilação cruzada no apartamento, assim como um uso mais integrado da área de convivência. O antigo quarto de serviço, que não tinha janela, foi ocupado pela lavanderia, separada dos restantes ambientes por uma porta de correr de chapa perfurada.”

Além disso, a necessidade de uma obra de rápida execução pautou a escolha dos acabamentos.

“Todos os ambientes receberam o mesmo piso de ladrilho hidráulico. As bancadas são de inox (incluindo a do banho) e todo mobiliário planejado foi executado por uma mesma empresa. As portas interiores de chapa perfurada, os perfis de iluminação e os restantes detalhes foram pensados e executados um por serralheiro.”

Fotos: André Scarpa/ Divulgação

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Iluminação natural em edifício modernista

Compartilhar no WhatsApp Fotos: André Scarpa/ Divulgação Escritório: Rosário Pinho e André Scarpa Obra: Marcondes Ferraz Engenharia Consultoria... Leia mais +

Deixar um comentário

Ir ao Topo