Apartamento de 71m² é transformado para acolher uma nova rotina
25 jul, 2025 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade
Fotos: Raiana Medina / Divulgação
Escritório: StudioDuas Arquitetura
Local: Botafogo, Rio de Janeiro
Área: 71m²
Em 2025, um apartamento de 71 m² no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, passou por uma transformação completa assinada pelo escritório StudioDuas Arquitetura para se adaptar às necessidades de uma jovem moradora, na faixa dos 30 anos, que vive sozinha. A busca por um lar prático para o dia a dia, acolhedor para receber amigos e família, e funcional para o trabalho remoto, guiou todo o processo de reforma.
Ela queria ambientes integrados, confortáveis e com soluções inteligentes para otimizar cada metro quadrado. A proposta envolveu uma reconfiguração radical da planta original, que exigiu a demolição de praticamente todas as paredes do imóvel.
Entre as mudanças principais, um dos dois quartos foi eliminado para ampliar a sala e permitir a inclusão de um armário no quarto ao lado. O antigo banheiro social foi incorporado ao dormitório, formando uma suíte. Já o antigo quarto de serviço foi transformado no banheiro social atual. A cozinha original deu lugar a uma nova sala de jantar com função de copa, e a cozinha passou a ocupar uma área menor, integrada à sala e situada onde antes era a área de serviço.
Clique aqui e se inspire em outros apartamentos pequenos com soluções incríveis.
A paleta de cores do apartamento combina tons de azul, bege e cinza, criando uma atmosfera leve e atual. Elementos em madeira clara ajudam a aquecer os ambientes e trazer sensação de acolhimento. O piso original em taco foi restaurado, trazendo um charme extra e conectando o projeto à história do imóvel.
A integração entre sala, copa e cozinha é um dos pontos altos da proposta. O mobiliário foi todo pensado sob medida, valorizando a funcionalidade e o uso diário. A mesa de jantar, por exemplo, pode acomodar até sete pessoas quando aberta, com sistema de rodízios discretamente embutido.
Outro destaque é a área de leitura, idealizada especialmente para momentos de descanso. No espaço dedicado ao home office, que divide a mesma área da sala, o projeto apostou em uma estética leve, fugindo de soluções muito “corporativas”.
A moradora também trouxe para o novo lar um objeto de valor afetivo: uma antiga mesa de xadrez herdada da avó. O móvel foi integrado à decoração ao lado do sofá, reforçando o caráter pessoal e acolhedor do projeto.
No quarto principal, soluções sob medida foram aplicadas para aproveitar melhor o espaço. A cabeceira ripada percorre toda a parede e integra penteadeira e armário, com portas em palhinha natural. Um espelho de corpo inteiro amplia visualmente o ambiente e reflete a luz natural, criando uma sensação maior de amplitude.
Deixar um comentário