Apartamento com muita iluminação natural e área social integrada

Home  /  Projetos  / Apartamento com muita iluminação natural e área social integrada
06 2022

Apartamento com muita iluminação natural e área social integrada

29 jun, 2022 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade

Fotos: Carolina Lacaz/ Divulgação

Escritório: Jessica Ruy Arquitetura

Área: 100

Local: Santa Cecília, São Paulo

Ano: 2021

Um apartamento com muita iluminação natural e área social integrada. Esses foram os pedidos feitos pela cliente a arquiteta Jessica Ruy para este projeto localizado em Santa Cecília, São Paulo.

“Nas conversas sobre o projeto eram constantes as queixas sobre a falta de luz e o desejo de um espaço mais adequado para comportar os constantes encontros e festas familiares na casa da matriarca. Para tanto, boa parte da compartimentação do apartamento veio abaixo e o layout completamente reformulado.”

Durante o processo, alguns percalços foram enfrentados.

“A ideia inicialmente era abrir e integrar totalmente a cozinha e salas. Porém, encontramos grandes pilares na parede divisória desses ambientes, bem como a prumada de gás do prédio, tornando obrigatória uma adaptação da proposta. Tirando partido da dificuldade imposta, o grande pilar se tornou um belo painel de azulejos. A cozinha se estendeu até onde era a lavanderia originalmente e ganhou espaçosas bancadas de trabalho, bem iluminadas, junto às janelas.”

Vale destacar também o cuidado tomado para proporcionar iluminação natural em todos os espaços.

“Nos locais em que foram necessárias delimitações, evitamos os planos fechados, a fim de permitir a passagem de luz e amplitude, como no núcleo de marcenaria desenhado para as salas.”

Além disso, medidas foram pensadas para aumentar a funcionalidade.

“A marcenaria da sala se trata de uma peça multifuncional, na medida em que, além de separar parcialmente os espaços, abriga brinquedos, mesa infantil, pequeno guarda-roupas para as filhas e netas e espaço para TV no lado voltado para brinquedoteca/dormitório/sala de TV. Já no lado voltado para o corredor, possibilita o fácil acesso à fiação da TV, possui um roupeiro, mais espaço de armazenamento e nichos para livros, fotos de família e decoração. Garante, ainda, um corredor não monótono. Para trazer maior versatilidade no uso entre a brinquedoteca/dormitório e a sala de TV, desenhamos uma porta de correr em vidro translúcido, permitindo que esse espaço ora esteja integrado à área social, ora cumpra papel de segundo quarto de hóspedes.”

Fotos: Carolina Lacaz/ Divulgação

Profissional:

Deixar um comentário

Ir ao Topo