08 2023

Aconchegante e com tons sóbrios

02 ago, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio / Divulgação

Escritório: Rodolfo Consoli Arquitetura

Área: 100m²

Local: Botafogo, Rio de Janeiro

Ano: 2022

Um apartamento com tons sóbrios e aconchegante para acomodar pai e seus dois filhos pequenos que o visitam esporadicamente. Esse é o projeto assinado pelo arquiteto Rodolfo Consoli.

“Conheci este cliente na época que eu trabalhava em outro escritório, antes de partir para a carreira solo. Na ocasião, eu integrava a equipe que fez justamente a cobertura onde ele morava antes.”

A pedido do cliente, que queria um apartamento com variações de cinza, tons sóbrios, e madeira, este material e tons mais escuros foram usados pontualmente, apenas para dar mais vida à decoração. Também a pedido do proprietário para que o teto não fosse rebaixado, a nova iluminação é sobreposta à laje, totalmente aparente, o que cria um tom despojado ao projeto.

“Apenas trocamos o piso, originalmente em porcelanato bege polido, por réguas vinílicas amadeiradas. No geral, buscamos criar um apartamento contemporâneo, masculino e confortável, com personalidade nos detalhes, e, acima de tudo, super prático porque os dois filhos pequenos do morador – de 2 e 3 anos – o visitam frequentemente.”

No mobiliário, tudo é novo, com destaque para algumas peças de design assinado como as banquetas altas Doty de Jader Almeida, as cadeiras de jantar C61 de Guilherme Wentz para Carbono Design, o banco Mocho de Sergio Rodrigues, a mesa lateral Alça de Guilherme Wentz (branca), a mesa lateral Slim de Fábio Stal (preta) e a mesa de jantar desenhada pelo próprio arquiteto.

“Ele me deu total liberdade para criar e as poucas mudanças que fez tinham a ver com cores e materiais. Nosso maior desafio neste projeto foi outro, na verdade – o prazo super apartado. Conseguimos fazer toda a obra em apenas um mês e a decoração foi finalizada em um mês e meio.”