_CASA DE VALENTINA
NO YOUTUBE
_GUIA DE
PROFISSIONAIS
_GUIA DE
PROJETOS
Papo de Paisagista – Tendências do paisagismo para 2020
Quando pensei em escrever sobre este tema, me veio imediatamente o desejo de entender como de fato surgem as tendências… E lá fui eu fazer uma das coisas que mais gosto de fazer – além de paisagismo, é claro: pesquisar origens, causas, evolução de movimentos vários.
A cultura humana se desenvolve através de um ciclo constante de inovação e cópia. A famosa frase atribuída ao químico francês Antoine Lavoisier, “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, foi ganhando novas interpretações, especialmente nestes tempos de maior acesso a informação: “Na Natureza nada se cria, tudo se copia”, ou como afirmou o escritor e diretor Kirby Ferguson em seu documentário sobre o tema: “Everything is a Remix” (Tudo é um remix), defendendo que a seleção e combinação de referências são a origem das grandes inovações e que mesmo os gênios às vezes se apropriam de ideias às quais sua genialidade confere uma nova dimensão.
De qualquer forma, tendemos a imaginar que alguém muito criativo pensa em algo inovador que cai no gosto de um grupo e que, a partir daí, isso vai se espalhando por outros grupos, até virar uma “tendência”. O processo não é tão simples assim. Em primeiro lugar, mesmo as pessoas muito criativas não estão imunes à influência dos contextos social, econômico, político e tecnológico, que engendram novas formas de comportamento. Além disso, hoje mais do que nunca as previsões para o mercado, indústrias, sociedade são feitas com base em análises de tendências quase que científicas; muitos fabricantes recorrem a empresas de futurologia para garantirem que seus produtos reflitam as tendências previstas nessas pesquisas e, assim, assegurarem boas vendas e bons lucros.
No mundo globalizado em que vivemos, hoje as tendências tendem a ser globais. E não poderia ser diferente com o paisagismo.
As tendências previstas para o paisagismo em 2020 refletem os problemas e limitações que afetam cada vez mais o mundo em que vivemos, e constituem maneiras de tentar reverter o tanto quanto possível esse estado de coisas. Como não se trata de problemas anuais, várias dessas tendências parecerão as mesmas de anos recentes – os problemas subsistem, portanto o foco continua neles. A ênfase está na valorização e proteção da natureza, dada a atual precariedade do mundo natural, e no recurso ao verde como forma de promover melhor qualidade de vida num mundo em que a urbanização é crescente. Hoje, mais de 50% da população mundial habitam em cidades, e a projeção é de que até 2050 esse número chegue a 70%.
Para produzir a lista das principais tendências, me baseei no relatório do Garden Media Group (Seeing 20/20), organização que há 20 anos prevê tendências para o paisagismo e a indústria da jardinagem em nível mundial; em feiras no Brasil e no exterior – especialmente a Spoga+Gafa, na Alemanha, considerada a maior do setor no mundo -; e em trocas com paisagistas brasileiros. São elas:
1.Prédios verdes/ Sustentabilidade – com pouco impacto ambiental, visando também o combate a poluição e melhora efetiva no bem-estar dos moradores:

Via Google Imagens
2. Aumento de áreas verdes urbanas, para se escapar da agitação da cidade.
3. Ambientes mais verdes nas empresas.
4. O jardim como uma extensão da sala de estar:

Via Google Imagens
5. Cozinhas mais completas no jardim:

Via Google Imagens
6. Urban Jungle – Cultivo de muitas plantas dentro de casa. Uso de plantas de interior altas:

Via Google Imagens
7. Xeropaisagismo – Cultivo de espécies xerófitas, que exigem pouca água e têm alta resistência a doenças, ventos fortes, raios solares intensos, ambientes hostis: cactos, suculentas, pata-de-elefante, aloé, agave, pata-de-vaca, entre outras.

Projeto de Vitoria Davies Paisagismo
8. Uso de plantas que atraem insetos.
9. Aumento do cultivo de PANCS (Plantas Comestíveis Não Convencionais) – Além de serem espaços onde relaxar, jardins, varandas, terraços passam a ter também um outro propósito, mesmo no paisagismo comercial.
10. Aumento de uso de nativas.
11. Jardinagem orgânica / compostagem.
12. Uso de materiais naturais – madeira natural, de fontes certificadas; vasos de material orgânico etc.
13. Uso de produtos e materiais renováveis, reciclados, reusados – pisos, móveis feitos de plástico reciclado etc.
14. Móveis e plantas pendentes.

Via Google Imagens

Via Google Imagens
15. Cores – 50 tons de mar…
Há mais de duas décadas, a Pantone, marca famosa que dita as tendências no mundo das cores, lança todos os anos um guia de cores que serão destaques no ano seguinte e que em geral simbolizam a era ou o momento em que estamos vivendo. A vice-presidente do Pantone Color Institute, Laurie Pressman, deixou escapar recentemente em uma feira, antes do anúncio oficial das cores para 2020, que a inspiração será o mar: tons de azul e verde.

Via Google Imagens
Essa tendência já aparece em lançamentos de fabricantes de tinta brasileiros. A Suvinil, por exemplo, acaba de lançar a sua cor do ano para 2020: Mantra, que se dilui em outros dois subtons: Horizonte e Contemplação.

Verde Mantra, da Suvinil. Via Casa Abril
Enfim, essas são as principais tendências para o paisagismo 2020 nesta nossa Aldeia Global…
OPEN HOUSE | GABI LORENZETTI
Casa de Valentina2016-06-13T01:12:22-03:0013, junho|Decoração, Open House, Casas|
Sabe aquela casa loteria? Que você acha que não existe mais em São Paulo até ir num jantar numa amiga e ver pessoalmente rsss Pois é, a casa da Gabriela Lorenzetti, sócia da Cosi Home, é dessas. A casa da Gabi tem mais ou menos [...]
DOCE DE ABÓBORA
Casa de Valentina2016-06-10T00:00:07-03:0010, junho|Receitas, Doces|
As festas juninas estão aí e aquela vontade dos doces típicos bombando também (pelo menos enquanto estava fazendo esse post não conseguia pensar em outra coisa kkkkk). Bom, achei que esta seria uma boa desculpa para apresentar os nossos novos colunistas do blog, o Oghan [...]
TRABALHE COM A GENTE. O QUE MAIS GOSTAMOS É DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO “TAILOR-MADE”
Em 2008, numa época em que não se falava sobre criação de conteúdo para Redes Sociais, já fazíamos isso.
Acreditamos em relações duradouras e maduras no mundo virtual e também no mundo físico, e para que essas relações se solidifiquem, conteúdos relevantes, íntegros e feitos com profissionalismo e paixão são imprescindíveis.
Trabalhamos com conteúdos patrocinados, produção de fotos, textos e vídeos, palestras, workshops, coberturas de eventos e feiras e desenvolvimento full de estratégias de comunicação online.
É isso que sabemos e gostamos de fazer.
Se sua marca tem sinergia com nossos valores nos escreva, podemos te atender ;-)
Lucila Zahran Turqueto