vaso sicialiano

Outro dia fiz um post no Insta sobre um vasos siciliano com o rosto de um casal. Achava até então simplesmente simpáticas as caras, mas…. o René Fernandes Filho comentou no post sobre a história por trás daqueles vasos. Achei SUPER interessante e resolvi fazer um post aqui contando mais sobre o assunto. Vamos lá?

Vaso siciliano - vaso da sicilia Vaso siciliano - vaso da sicilia Vaso siciliano - vaso da sicilia

Bom, na Sicilia é bem comum encontrarmos esses vasos no formato de cabeças pelas varandas e o motivo é lendário. Diz a lenda que…

Durante o domínio mouro na Sicília havia uma jovem que vivia no bairro de Kalsa, em Palermo, cuidava diariamente das plantas em sua varanda. Um dia, um jovem mouro passou pela varanda e a viu cuidando das flores e ficou instantaneamente apaixonado. dias depois declarou seu amor por ela e começaram a viver um romance. Meses depois a jovem descobriu que seu amor logo iria deixá-la pois iria retornar ao seu país, onde tinha esposa e crianças a sua espera.

Ela decidiu então vingar-se. Esperou a noite chegar e, enquanto ele dormia, ela o decaptou. Daí veio a questão: o que fazer com a cabeça? E foi então que ela decidiu usar como vaso. Ela plantou alguns temperos que floresceram com muito vigor. E toda a vizinhança, ao ver aquele tempero tão lindo, se animou e começou a copiar a ideia fazendo potes de barro na forma da cabeça de um mouro. 

Uau hein! Quem iria imaginar que esses vasos tinham uma história dessas rssss

Mas não sou só eu que adoro esses formatos de vasos. Dá uma olhada aqui em versões bem descoladinhas. Essas fotos a seguir são de criações do Jonathan Adler.

Vaso siciliano - vaso da sicilia Vaso siciliano - vaso da sicilia

Vaso siciliano - vaso da sicilia

Vaso siciliano - vaso da sicilia

E as são da portuguesa Tania da Cruz.

Vaso siciliano - vaso da sicilia Vaso siciliano - vaso da sicilia

E essas outras… bem, essas eu não achei os respectivos “donos” na net.

Vaso siciliano - vaso da sicilia Vaso siciliano - vaso da sicilia