Uma casa de três andares funcional? É exatamente o que me trouxe para o Open House de hoje.

A falta de praticidade na dinâmica dos ambientes foi o fator principal que fez a família da Ana Carolina cogitar uma mudança da casa em que moravam. A solução? Uma reforma que priorizou as principais necessidades da família em somente dois andares.

Conheça as alterações realizadas nesta casa. Aperta o play.

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Cansada de subir e descer escadas, a proprietária Ana Carolina, convidou sua amiga de infância Carolina Cervellini da Área Arquitetura para idealizar o projeto.

Ao comprarem a casa, a área comum no térreo continha: sala de estar, lavabo, escritório e jardim. O espaço foi transformado pela arquiteta em uma ampla sala integrada com lavabo. A mudança deixou as vigas da sala expostas que fora realçadas posteriormente com tecnocimento, exatamente para contrastarem com o restante do teto.

Outra modificação que ocorreu na sala, foi a retirada da lareira e a instalação de uma extensa estante em madeira que recebeu lembranças de viagem da família.

O destaque principal da casa é a obra de Burle Marx na sala de janta que ganhou ainda mais visibilidade por estar completamente envolto a uma caixa e madeira. Além da parede principal da sala de jantar ser revestida com folhas naturais, na parede lateral, existe um painel ripado em madeira que esconde a escada sem barrar a luminosidade da escada.

Outro ponto de atenção da sala de jantar é a escolha da mesa redonda com tampo central giratório, nela são dispostas as baixelas com o jantar em dias especiais, o que evita a necessidade de um aparador ou buffet.

O lustre e espelho de Murano tem uma história interessante, foram comprados durante uma viagem da família a cidade depois de quase um dia inteirinho de negociação com os artesãos das peças.

Metade das casas do condomínio são voltadas para a Marginal Pinheiros, o que propicia uma vista bem diferente da sala de estar e do jardim, mas leva para dentro da casa todo o som da cidade. Para solucionar a equação foi instalado um vidro acústico que barra o barulho vindo da avenida sem tirar a paisagem da metrópole. De acordo com a Ana Carolina a sensação que a família tem hoje, é de que 80% dos ruídos desapareceram. Essa é uma alternativa para quem convive com a mesma situação.

O projeto paisagístico ficou sob a responsabilidade da Maria João d’Orey que projetou para a área 2 muros verdes com irrigação automatizada e selecionou espécies de plantas que trouxeram o verde para o espaço sem cobrir a visão da cidade.

Na sua planta original, o segundo pavimento da casa possuía uma suíte americana e uma de hóspedes. Após a reforma, os ambientes viraram duas suítes com closets generosos que atendem ao casal e sua filha.

A dinâmica da casa e consequentemente da família foram completamente alteradas com ajustes feitos no projeto de arquitetura, é interessante pensarmos nisso sempre que percebemos que um espaço não está mais nos atendendo da maneira adequada, às vezes não é uma questão de metragem e sim de inteligência de projeto.

 

Fotos: Helson Gomes / Divulgação