Fotos: Pexels

Os revestimentos são as camadas externas que utilizamos para cobrir a alvenaria da casa. Isto é, depois da estrutura de gesso, cal ou cimento que compõe a parede, temos a opção de revesti-la da maneira como acharmos melhor. Assim, o revestimento é capaz de equipa-la contra umidade, aumentar sua resistência e o isolamento termoacústico.

Por isso, é muito importante conhecer os tipos de revestimentos e quais se adequam melhor a cada tipo de ambiente. Trouxe três tipos principais que com certeza vão te inspirar na hora de definir o estilo da sua casa! Seja ela mais voltada ao rústico ou ao sofisticado, o cimento queimado, as ripas de madeira e o revestimento de pedras são ótimas opções de revestimentos.

Cimento queimado

Ao contrário do que o nome leva a pensar, este tipo de revestimento não é produzido por meio de altas temperaturas ou processos deste gênero. Na verdade, o nome se dá por sua aparência manchada resultante da diferença de concentração do pigmento na massa.  

Mistura de cimento, areia e água, sua aplicação vai bem em diversos cômodos da casa, como sala, quarto, cozinha e banheiro. Sua aplicação confere aspecto sofisticado, encaixando-se perfeitamente tanto em projetos que tenham como essência o aspecto rústico quanto contemporâneo.

Além disso, é ideal para quem gosta do estilo industrial.

Foto: Monstera / Pexels

Foto: Ilya Shakir / Pexels

Foto: Vlada Karpovich / Pexels

Ripas de madeira

Também chamado de ripado, este tipo de revestimento é perfeito para dar um ar clássico e atemporal ao ambiente. Discretas ou bem aparentes, as ripas de madeira geralmente são instaladas com três centímetros de distância.

Por serem feitas de madeira, a sensação de conforto é garantida com esse tipo de revestimento. Além disso, a parede ripada é a solução ideal para dar destaque a uma parede, por exemplo.

Fotos: Houzlook.com / Pexels
Foto: Pixabay / Pexels

Revestimento de pedras

Naturais ou que imitam pedras naturais, este tipo de revestimento é ótimo para quem busca dar um ar mais natural ao ambiente. Justamente por isso, é importante pensar com atenção o cômodo a ser revestido: para áreas externas, por exemplo, vale investir no quartzo por sua característica antiderrapante.

Já para as paredes, o relevo deve ser levado em consideração na hora da aplicação. Muitas vezes, vale optar por revestimentos que imitem pedras, garantindo maior facilidade de aplicação e posterior remoção.

Foto: Chait Goli / Pexels

Foto: William LeMond / Pexels

Foto: Mark McCammon / Pexels

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉