Fotos: Fran Parente/ Divulgação

Este apartamento aconchegante e cheio de personalidade foi pensado pelo escritório Très Arquitetura e fica no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. Com 170m², as arquitetas pensaram em uma reforma que desabilitasse o antigo escritório e que alterasse a configuração da área comum para um living integrado.

Alguns itens ganham destaque no apartamento, como a mesa de centro de mármore especialmente desenhada pelo escritório. Além disso, a marcenaria foi milimetricamente pensada para abraçar os espaços e ressaltar ainda mais as características da área de estar integrada. No canal você confere a tour completa com a Fernanda Morais, uma das sócias do escritório, e aqui uma conversa com ela contando mais curiosidades sobre o projeto.

Aperta o PLAY para ver os detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Quais eram os principais desejos dos clientes para a reforma?

Fernanda Morais: “Eles estavam grávidos da segunda filha e queriam dar um quartinho de presente para a filha mais velha. Além disso, queriam desabilitar o antigo escritório e alterar a configuração da área comum para um living integrado.”

CV: E como foi repensado o espaço de escritório?

Fernanda Morais: “Eles queriam um espaço de trabalho na sala, então planejamos uma sala multiuso que tem home theater, o living e uma bancada de apoio de home office que é esteticamente interessante o suficiente para conviver com o resto da área social. E a mesa de centro de mármore foi especialmente desenhada por nós para este projeto. Eles não precisavam de muito espaço para guardar coisas na bancada de mármore, então a gente criou só uma caixinha de madeira para quando estiverem recebendo. Nessa caixinha eles podem deixar as bebidas, servir de apoio para servir uns petiscos ou, eventualmente, até sobremesas. Assim, a bancada ‘normal’ pode se tornar uma bancada de bar.”

CV: Como foi pensada a paleta de cores do quarto infantil?

Fernanda Morais: “Usamos um tom de rosa, mas com uma mistura meio inusitada. É um rosa seco que se mistura com uma cor de coral bem viva e alegre. Fizemos isso para trazer uma composição diferente para o tom de rosa. Também trabalhamos com dois papéis de parede diferentes, um de bolinhas e o outro rosa.”

CV: Qual era a principal premissa do quarto?

Fernanda Morais: “A ideia era desenhar um quarto que pudesse crescer com ela. Fizemos uma marcenaria toda sob medida, onde deixamos projetada uma bancada de estudos com altura de adulto e, embaixo, umas caixinhas de rodízio que são fáceis da menina puxar, brincar e guardar os brinquedos sozinha.”

CV: A marcenaria do projeto foi desenhada por vocês?

Fernanda Morais: “Sim. Queríamos criar ambientes muito aconchegantes, então optamos por uma marcenaria clara. Há um piso de madeira clarinho com a marcenaria toda desenhada em carvalho americano branco. O teto é de madeira ripada, mais especificamente madeira Tauari com ripas de três centímetros. Por conta do uso significativo de madeira, tiramos bastante partido da iluminação direta. Então como a gente tinha um forro de madeira bem bonito, a ideia era que realmente não tivesse muita iluminação embutida. Ao invés disso, usamos sancas, luminárias decorativas, abajures, apoios de luminárias de piso…