Nessa semana que passou aconteceu o lançamento da Coleção Fundamental da Arauco e fiquei super feliz de ter sido convidada para apresentar a linha ao lado do arquiteto Renato Mendonça.

A Coleção Fundamental foi pensada para os novos momentos de consumo e as novas necessidades para a casa que vão surgindo ao longo do tempo. Eu particularmente me identifico muito com a marca, já que a Arauco tem como um dos seus principais valores a questão da sustentabilidade.

A marca chilena, que atua nos quatro continentes e já ocupa o lugar de maior companhia florestal das Américas e segunda maior produtora mundial de painéis de madeira, inova mais desde 2003 ao ser a primeira companhia florestal a produzir Carbono Neutro no mundo. 

Dessa forma, não poderia ter ficado mais feliz com o convite de trabalhar em parceria com uma empresa que tem preocupações tão éticas e essenciais. Além disso, a Arauco coloca em prática a questão do trabalho com cada comunidade em que atua.

E se você quiser saber mais sobre essas e outras questões que permeiam o lançamento da Coleção Fundamental, além de ouvir falas importantes acerca das novas tendências do mercado moveleiro, é só clicar AQUI e conferir como foi a conversa. 

Nela, me juntei a alguns profissionais de renome no segmento: o arquiteto Renato Mendonça, como havia dito, o diretor comercial da Arauco Flávio Verardi e o responsável pela inspiração dos padrões da coleção, Sólon Cassal.

Durante a conversa, falamos um pouco sobre o trabalho da Arauco e como a multinacional tem investido esforços em seu posicionamento “renovável por uma vida melhor”. Além disso, abordamos algumas problemáticas que permeiam a decoração, mostrando como a personalidade de um ambiente pode ser fundamental para melhorar o dia a dia, e consequentemente, a vida das pessoas.

A ideia da coleção foi trazer a natureza para dentro com uma infinidade de cores e padrões que não apenas combinam entre si, mas que podem ser usados em todos os espaços. Inclusive, uma coisa que me chamou a atenção foi que a maior parte dos padrões da Coleção Fundamental se baseia na diversidade da fauna, sendo reproduções de espécies de madeiras nativas do Brasil e do mundo. Há painéis de Jatobá Brasileiro, Carvalho Americano, Castanheira Natural, Rícori Nativo, Nogueira Persa e MUITO mais que vou listar no fim do post com as fotos de cada um para você dar uma olhada.

Além disso, foram criados dois monocromáticos que combinam perfeitamente com todos os padrões de madeira, trazendo para a linha tons neutros e suaves: Azul Sereno e Cinza Puro.

Azul Sereno: padrão de cor discreta e delicada, ótimo para combinar com padrões de madeira, tecidos, pedras e outros materiais.

Cinza Puro: padrão fácil de combinar com outras cores e elementos. Tem tonalidade intermediária entre o claro e o escuro, o que permite harmonização com outros tons de madeiras, pedras e tecidos.

Outro padrão que eu adorei, sobretudo por conta da textura delicada, foi o Flor de Algodão. Dá só uma olhada:

Flor de Algodão: oferece aspecto claro e natural do algodão. Apresenta trama levemente aberta e discreta e traduz a tendência do artesanal nos projetos.

Vale ressaltar também que todos os painéis são revestidos por uma tecnologia chamada Bioclean, desenvolvida neste ano pela Arauco, que os torna antivirais e antimicrobianos, utilizando nanopartículas para conter a proliferação de microrganismos. Nada mal em tempos de pandemia rs

E se quiser dar uma olhada em todos os padrões da nova coleção, coloquei aqui fotos de todos eles com seus respectivos nomes e principais características.  Além disso, algumas simulações de como eles ficam em ambientes montados. Assim você pode se inspirar e, quem sabe, aplicar também no seu lar :)

Simulação com Nogueira Pecan e Flor de Algodão

Nogueira Pecan: padrão marcado por catedrais alongadas e poros delicados, de tonalidade marrom quente, que oferece elegância aos projetos.

Simulação com Carvalho Americano e Azul Sereno

Carvalho Americano: clássico do mobiliário, tem como característica desenho suave e único, com catedrais ricas, contrastes leves e de tonalidade clara.

Simulação com Rícori Nativo e Cinza Puro

Simulação com Rícori Nativo

Rícori Nativo: o Rícori vem de Hickory, uma madeira nativa da América do Norte. Na coleção Fundamental, o padrão ganha nome abrasileirado e oferece aos projetos personalidade, vivacidade e elegância.

Simulações com Nogueira Persa

Nogueira Persa: reprodução da madeira clássica, bastante utilizada no mercado moveleiro com resultados que revelam arrojo e elegância, ganha tonalidade amendoada sutil e desenho limpo de meias catedrais.

Simulação com Castanheira Natural e Azul Sereno

Simulação com Castanheira Natural e Cinza Puro

Castanheira Natural: trata-se de uma variedade de castanheira clara. Padrão discreto e, ao mesmo tempo, marcante ao deixar seu contraste evidente quando é visto de perto, já que conta com movimentos suaves nos veios e catedrais. 

Simulação com Jatobá Brasileiro

Jatobá Brasileiro: inspirado na flora encontrada no Brasil, o padrão oferece tonalidade quente e a personalidade das madeiras tropicais, com catedrais suaves e marcantes.