Fotos: Luiza Toldi/ Divulgação

Estas casas e atelier incorporados à natureza são de Nicole Toldi e sua filha Luiza e ficam na Serra da Mantiqueira, a 1700 metros de altitude. O terreno na serra já está na família há algumas gerações e mãe e filha fazem design em peças de porcelana. Desde 2017, decidiram construir também um atelier para servir de usina criativa ao lado de casa para esses itens assinados.

As casas são constituídas principalmente por material de reuso, com paredes em barro de taipa, madeira de demolição e vidros que sobraram de antigas obras. Além disso, praticamente todos os móveis das casas foram desenhados pela própria Luiza, com a estética também sempre pensada para ser clean e natural. No canal você confere a tour completa com mãe e filha, e aqui no blog uma conversa com Luiza contando algumas curiosidades sobre as casas e o atelier.

Aperta o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual a história por trás das construções que existem no terreno?

Luiza Toldi: “O terreno é da família há muitos anos. Meu pai vinha quando era pequeno, e meus pais vieram até mesmo passar a lua de mel aqui. Então perto da casa da minha mãe, da minha e do atelier tem a casa dos meus avós e de vários outros tios e familiares. Estamos todos em família por aqui e é possível ir de uma casa à outra andando sem grandes complicações.”

CV: E como foi o processo de criação do espaço que hoje corresponde ao atelier?

Luiza Toldi: “A gente tem o atelier desde 2017 e ele foi todo construído com material reutilizado. Ele é basicamente feito com esquadrias de ferro, madeiras de demolição, paredes de taipa com barro do terreno e as esquadrias de ferro.  No teto usamos telhas transparentes, porque queríamos aproveitar o máximo de luz natural. Uma curiosidade interessante é que essas esquadrias foram feitas em função de um lote de vidro que já tinha sido dispensado de uma construção e que foi reaproveitado em uma espécie de mosaico de vidro. Então foi uma obra sem nenhum entulho, com lixo zero.”

CV: E as casas? Quando foi construída?

Luiza Toldi: “A casa da minha mãe foi construída há cerca de 20 anos utilizando muita madeira, e a minha há alguns anos. Toda essa madeira é daqui da região, e também há paredes de taipa com barro do próprio terreno, assim como o atelier. da região. Lá também há paredes de taipa com barro do terreno.”

CV: Há muitos móveis pensados por vocês mesmas, certo?

Luiza Toldi: “Sim. Nós não somos arquitetas e nem contratamos um arquiteto para pensar tudo. Idealizamos cada cantinho por conta própria e contratamos alguns serralheiros e marceneiros da região para ajudar com a execução.”

CV: Qual era a ideia para a decoração no geral?

Luiza Toldi: “Assim como no atelier, buscamos reutilizar o máximo de itens e materiais possível. Então todas as portas são de reuso de casas antigas e os móveis em sua boa parte carregam uma forte memória afetiva. Muitos deles são heranças familiares e outros mandamos fazer, mas nunca tivemos um decorador ou alguém que pensasse isso tudo para nós. A ideia era que fosse algo muito íntimo, familiar.

CV: O que você mais gosta nas construções?

Luiza Toldi: “O fato de termos conseguido fazer casas no meio do mato que tivessem pouquíssimo impacto na natureza e que estivessem completamente em harmonia com o entorno. Queríamos construções bem inseridas no ambiente, sem intervir muito, e acredito que conseguimos alcançar esse objetivo com excelência.”