Foto : Jhon Koopman/ Divulgação

Por mais que a arte do design floral seja fascinante aos olhos, ainda é uma área pouco explorada em solo brasileiro, tanto pelos paisagistas quanto pelos fãs de instalações interessantes. Pensando nesse cenário, decidimos falar sobre o trabalho de mais um nome de prestígio quando o assunto é design floral: o belga Stefan Van Berlo. Confira o papo:

Casa de Valentina: Quando você começou a trabalhar com design floral? Foi algo que estava em seus planos desde sempre?

Stefan Van Berlo: “Quando eu era estudante de Horticultura, nós tínhamos algumas horas semanais de floricultura e eu gostava muito. Então na hora de escolher onde eu queria começar a trabalhar, escolhi as floriculturas. Tive a sorte de encontrar lugares bons, que dão aos ‘alunos’ tempo, liberdade e ajuda para crescer. Além disso, ainda nos tempos de estudante, comecei a participar de competições, que sempre foram uma grande escola de aprendizagem.”

Casa de Valentina: Quais foram suas maiores conquistas ao longo de seus anos de trabalho?

Stefan Van Berlo: “Tornei-me duas vezes campeão do Belgian Flower Arranging Championship, e uma vez campeão quando mais novo do mesmo torneio para jovens floristas. Esse concurso fez com que eu tivesse a oportunidade de viajar pelo mundo para fazer meu trabalho.”

Casa de Valentina: Vi que você dá várias oficinas e aulas de design floral. O que mais te encanta na função de professor?

Stefan Van Berlo: “Eu dou aulas para vários níveis, desde aqueles que gostam do design floral como hobbie até floristas profissionais. Dou essas aulas ao longo do mundo todo, e o mais legal com certeza é a conexão com as pessoas, pois consigo levá-las ao meu mundo. Entretanto, em meus workshops e aulas em que os alunos precisam ser criativos por si próprios. Dessa forma, ao dar aulas você está sempre fazendo um brainstorm.”

Casa de Valentina: Ao contrário da maioria dos designers florais, você faz muitos projetos relacionados ao universo da moda, principalmente vestidos florais. De onde veio esse interesse?

Stefan Van Berlo: “Eu gosto de me desafiar no meu trabalho, e foi me desafiando que acabei fazendo vestidos florais. Acredito que a moda seja um universo muito aberto para a criatividade. Além disso, as flores são usadas por diversos designers de moda como uma grande inspiração para criar roupas, então por que não o contrário?”

stefan van berlo

Foto : Jhon Koopman/ Divulgação | Modelo: Ulviya Akhmedova

Foto : Siquet Arnaud/ Divulgação

stefan van berlo

Foto : Johan Vos/ Divulgação | Modelo: Thibaut Claeys

Foto : Johan Vos/ Divulgação | Modelo: Stefan Van Berlo

Foto: Arnaud Siquet/ Divulgação

Fotos: Natan Bylois/ Divulgação | Modelo: Nora Gharib

Foto: Siquet Arnaud/ Divulgação

Foto: Johan Vos/ Divulgação | Modelo: Andi Kiangebeni

Foto: Jhon Koopman/ Divulgação

Foto: Siquet Arnaud/ Divulgação

Foto: Jhon Koopman/ Divulgação
Foto: Stefan Van Berlo/ Divulgação | Modelo: Stefan Van Berlo

Fotos: Stefan Van Berlo/ Divulgação

Foto: Stefan Van Berlo/ Divulgação | Modelo: Gino Cassano

Foto: Stefan Van Berlo/ Divulgação

Fotos: Studio 100 | Programa de TV : Cooke en Verhulst show

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉