Fotos: Daniël Ost/ Divulgação

Arranjos florais sempre foram um elemento muito presente na decoração de interiores, dando personalidade aos cômodos da casa ou até mesmo enfeitando eventos importantes como casamentos. Mas se a sua ideia de decoração floral se restringe a flores sendo colocadas artisticamente em um vaso, você tem que conhecer o trabalho do belga Daniël Ost

Ost acumulou mais de 40 anos de experiência no ramo ao atuar na construção de inúmeras instalações para os mais diversos fins. Seus trabalhos redefinem os limites da arte, do design, e do uso de flores como um todo. O artista criou esculturas para embaixadas, templos, eventos da indústria da moda, exposições de arte e até mesmo para residências da nobreza.

O sucesso de seu trabalho foi tanto, que em fevereiro de 2020 criou a Daniël Ost Flower Academy, curso fundado por Daniël e sua esposa Marie-Anne, também conhecida na Bélgica por seus designs florais. As aulas acontecem de maneira intensiva no período de uma semana e tem como objetivo ajudar floristas profissionais a elevarem o nível de suas habilidades.

E ao observar o registro de alguns de seus projetos, fica claro como não é necessário pincel para fazer arte. No caso dos trabalhos de Ost, a natureza cumpre o papel de tela, de tinta e de instrumento. Isso justifica o fato de Daniël ser conhecido e apreciado como arquiteto de jardins, designer floral, professor, mentor e até mesmo autor de livros significativos.

Infelizmente no Brasil não há muitos profissionais e cursos especializados na área. Ainda sim, vale ressaltar a Escola Internacional de Arte Floral que fica em Holambra, cidade conhecida por sua flora. Quem criou a escola foi o casal Ralph e Ana Rita, que há mais de 25 anos atuam no mercado de flores e plantas ornamentais.

Nesta nova série aqui no blog você irá conhecer os principais designers florais reconhecidos no mundo por suas incríveis obras de arte. Abaixo você confere mais algumas obras da família Ost, deslize para baixo e se encante: