Rede é rede? Eu Achava que era, mas lembro bem a primeira vez que vi uma das Redes da Santa Luzia na Feira ABUP e fiquei muito bem impressionada com o modelo Trance, achei diferente de tudo que já tinha visto do mercado. Foi então que comecei a pesquisar mais sobre a empresa e essa admiração só aumentou.

A empresa tem sede em São Bento, no sertão da Paraíba, e produz desde 1986 redes de descanso, mantas, entre outros produtos têxteis em algodão. Inclusive, o aniversário de 35 anos da empresa é agora em julho.

Mas, o que realmente me chamou a atenção foi  o fato de toda a produção das peças ter o DNA na sustentabilidade.

A marca trabalha apenas com duas matérias-primas que não necessitam de água para a produção: o algodão colorido orgânico e o algodão reciclado.

Pode parecer pouca coisa, mas esses esforços geram 87,5% de economia de água em seu processo produtivo se comparado ao da indústria tradicional. Mas a principal base da sustentabilidade ambiental, social e econômica da Santa Luzia Redes e Decoração é o plantio do algodão colorido. 

Fiquei encantada com essa informação porque eu achava que só existia algodão branco, e o que eles plantam é natural, orgânico, e já nasce em tons de bege e marrom sem uso de aditivos ou corantes. Demais, né?

Outro ponto é que a finalização das peças são feitas por artesãs locais do sertão da Paraíba, local remoto onde não há outra opção de renda para essas mulheres. Dessa forma, o artesanato aplicado nas redes transforma a economia local, empoderando as mulheres da área economicamente, e claro, resultando em detalhes de tirar o fôlego.

“Plantamos o algodão colorido da Paraíba em parceria com agricultores reunidos por associação em assentamentos da reforma agrária e também em comunidades Quilombolas”, explica Armando Dantas, CEO da empresa.

Para mais informações sobre as redes, mantas, e o que mais você quiser, é só clicar AQUI.

E vou deixar algumas fotos também para você entender exatamente como são essas peças.

Santa Luzia Redes e DecoraçãoSanta Luzia Redes e DecoraçãoSanta Luzia Redes e DecoraçãoSanta Luzia Redes e DecoraçãoSanta Luzia Redes e DecoraçãoSanta Luzia Redes e DecoraçãoSanta Luzia Redes e DecoraçãoSanta Luzia Redes e Decoração