Há 10 anos foi incorporado ao Salão do Móvel de Milão o Salão Satélite. Uma mostra que apresenta os trabalhos de designers de até 35 anos. A ideia é abrir espaços para criações autorais com potencial de vivarem sucessos comerciais, apresentar ao mundo gente com talento mas que até então estava “escondida” em seus países e cidades. 

Confesso para vc que eu gosto demais dessa parte da feira, gosto de bater um papo com os designers, ver coisa fresca e bem nova. Muitos deles levam protótipos para a feira e isso é bem bacana pois muitas vezes nós somos os primeiros a vermos aquelas criação.

Este ano o tema do Salão Satélite foi Design Emergente e os emergentes somos nós, América Latina e África. Haaaa e os trabalhos relacionadas a América Latina foram curados pelos Irmão Campana, bacana né?

Bom, vamos aos meus preditelos! 

Vou começar pelo que eu mais gostei de todos rssss As luminárias da Keiko Haraguchi, uma japonesa muito simpática que faz esse trabalho inacreditável com a ajuda da irmã. Elas fazem tudo manualmente, inclusive os papéis e os fios que fazem os desenhos das peças. Tudo extraídos de uma árvore da região onde elas moram. 

Ainda navegando pelos papéis teve mais um trabalho que gostei, o Studio Baku.

Mais transparências nesse biombo maravilhoso feito inteirinho com fios criando uma espécie de colméia. Achei simplesmente divino! Feito pelo chinês Yanding. Olha eu AQUI no Insta dele rsssss

Esse daqui foi um outro trabalho que me chamou a atenção pela técnica. Esses designers de Tokyo arrasaram com esses móveis feitos em acrílico tingidos pelos resíduos de placas de metal. AQUI no site, eles mostram como fazem. É um trabalho que envolve tempo, dedicação e olha, bastante paciência viu… olha o vídeo.

Esse armarinho aqui no estúdio sueco Stoft Studio é bastande divertido e irreverente ;-)

Achei também o trabalho desta chinesa Cecilia Xinyu Zhang ultra elegante!

Para quem gosta de brinquedos com a pegada daqueles cubos mágicos, olha esse banquinho aqui feito pelos dinamarqueses do Blockbau.

O trabalho em papel dessa finlandesa é muito divertido. Gostei demais das criações dela. Dá para ver algumas coisas AQUI.

A dinamarquesa Felicia Arvid levou para o Satélite peças lindas em feltro. Gostei muito desse revestimento anti ruído e amei esse sofá que vc pode transformar substituindo os rolos e colocando aquelas mesinhas que estão na lateral da foto em diversos lugares do móvel.

O japonês Yuji Okitsu estava fazendo sucesso com esse mobile gigante de lupas…

Fotografei esse tapete do Studio Truly Truly pois vi MUITOS desses trabalhos com grandes relevos e muitas texturas diferentes em uma única peça. Será que vai virar mania?

E por fim um dos únicos mais bem divertido espaço com criações para os pequenos que leva a assinatura da designer Olivia Lee.

E aí, curtiu? Me conta aqui nos comentários ok?

Bjs, Lucila