Mudar faz muito bem e dar uma cara nova para a sala de estar é importante para renovar o ambiente e deixá-lo mais convidativo. Muitas vezes o orçamento aperta e investir em novos móveis e reforma fica inviável. Mas saiba que você pode repaginar a sua sala, apenas mudando as coisas de lugar. Confira as dicas imperdíveis que separamos!

Faça um planejamento, mas não se apegue a ele!

Todo planejamento é interessante porque evita retrabalho. A designer de interiores Juliana Perin, consultora do site REVIEWBOX, explica que é importante anotar as medidas dos móveis, pensar como eles ficarão dispostos e levar em conta que tudo deve ser funcional, sem atrapalhar a passagem para o outro cômodo, por exemplo.

A especialista pontua, porém, que esta deve ser uma tarefa divertida e até terapêutica e não se tornar uma dor de cabeça. Para isso, a melhor forma é reservar um dia com tempo, como um sábado de folga, para ir testando as mudanças e ver se ela agrada os donos da casa. Às vezes tudo se encaixa de primeira, em outras é necessário fazer novas mudanças.

Outra dica importante é começar pelos móveis mais pesados e maiores, assim você acomoda eles no lugar que deseja e fica mais fácil de encaixar os itens e objetos menores, como vasos e mesinhas de centro.

Possibilite um ar de aconchego! 

Antes de mais nada, se possível, deixe a luz entrar na sua sala. A iluminação exerce uma grande influência no nosso dia a dia. Além disso, desencostar os móveis da parede evita aquele “efeito rosquinha” e dá um respiro para o ambiente.

Outra ação simples e que dá muito resultado para otimizar a sensação de aconchego é aproximar os assentos. Tente juntar a cadeira ou poltrona do sofá e perceba como o ambiente já fica mais convidativo. Além disso, posicionar os assentos de frente um para o outro é interessante e facilita inclusive a socialização entre os moradores.

Tenha um cantinho especial

Ele também pode ser chamado de mini-destino. É aquele espacinho especial para você ler, ouvir música, tomar um chazinho, meditar ou até mesmo trabalhar.  Uma composição de luminária em uma mesinha e uma poltrona, por exemplo, já pode ser o cantinho especial.

Lindo e prático!

Você precisa levar em conta que o espaço tem que ser prático para você circular a até evitar acidentes domésticos. Saber dosar os espaços livres e dispor os móveis de forma harmônica para a livre circulação é essencial para ter uma sala de estar linda e confortável.

Repense a decoração

Sabe aquela peça antiga que você tem guardada, ou seus livros preferidos que estão na gaveta? Eles podem ser decoração para a sua sala e ganhar um novo destaque. Não tenha medo de testar, usar móveis de outros cômodos e decorações que nunca estiveram na sala. Às vezes uma simples mudança deixa o seu ambiente elegante sem gastar nada.

Imagem: Unsplash.com