De origem indígena brasileira, as redes inicialmente eram todas feitas de cipós e serviam de cama. Com a vinda dos portugueses ao Brasil, a técnica foi aos poucos adaptada pelas mulheres dos colonos, que passaram a tecer as redes em algodão e enfeitá-las com franjas para colocá-las nas varandas de suas casas. Ao longo dos anos a tradição seguiu firme e forte em solo brasileiro e hoje em dia as redes são fabricadas nas mais diversas cores, formas, estilos e materiais. Há até mesmo quem ainda use como cama, especialmente nas casas no litoral. 

Entretanto, por mais que as redes ainda remetam em sua maioria a uma atmosfera praiana, é possível inseri-las até mesmo dentro de apartamentos em grandes metrópoles. Por serem sinônimo de relaxamento, colocá-las em ambientes internos pode fazer com que transmitam maior sensação de bem estar e aconchego, criando até mesmo um refúgio em meio ao caos urbano.

Mas para escolher o lugar perfeito na sua casa para colocar a rede, vou deixar aqui alguns pontos importantes a levar em consideração para não errar. Primeiramente, é importante verificar se o local escolhido não é de passagem. Afinal, você não quer que a rede atrapalhe o funcionamento da casa no dia a dia. Também é importante escolher uma parede resistente, de cimento ou tijolo maciço e que de preferência não possua encanamentos.

Além disso, você pode deixar a rede reta ou na diagonal, mas é essencial que haja aproximadamente 3 metros de distância entre as paredes para que a distância seja confortável o suficiente para deitar e se balançar. Se quiser dar uma olhada em algumas inspirações, aqui vão projetos lindos com redes para conferir:

Fotos: MCA Fotografia/ Divulgação // Escritório: Francisco Palmeiro

Foto: Pinterest/Reprodução

Foto: Pinterest/Reprodução

Foto: Pinterest/Reprodução

Foto: Pinterest/Reprodução

Foto: Pinterest/Reprodução

Foto: Pinterest/Reprodução

Foto: Pinterest/Reprodução

Foto: Pinterest/Reprodução

Foto: Pinterest/Reprodução

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉