Projeto acima: No Architects

Aqui em casa o Bento e a Thereza dividem o mesmo quarto e eles amam! Aaaah, confesso que meu coração derrete quando vejo eles dormindo de mãos dadas, juro, DE MÃOS DADAS! hahahah <3

Como eles têm idades próximas que os fazem curtir fases parecidas, ainda não tivemos problemas com isso por aqui; enxergo o compartilhamento de um espaço tão íntimo como bom aliado na hora de estimular cumplicidade e o convívio em grupo entre eles. Sei que a puberdade vai chegar e que a necessidade por privacidade idem, mas enquanto isso, aproveito para curtir essa fofura em forma de parceria rsss

Quando fiquei sabendo que a Tete estava a caminho, um dos meus pensamentos foi: “Como adaptar/montar um quartinho para duas pessoas de gêneros e idades diferentes?”, e acredito que muita gente passe por isso também. Quem tem irmã(o) sabe que na maioria das vezes as personalidades são beeem distintas, mas que ao mesmo tempo, existe uma conexão imensa, e aí entra o desafio: equilíbrio!

INDIVIDUALIDADE

Prioridade nessa pauta rsrsss! Mesmo que sejam duas ou mais pessoas em um mesmo ambiente, é importante que a individualidade de cada um seja respeitada. Que tal fazer com que participem das escolhas do quartinho? Ou deixar que personalizem as paredes ou bancada de estudos, por exemplo? Aos poucos cada um vai construindo seu espaço e trazendo personalidade, e é isso, mais do que qualquer outra coisa, que vai fazer com que se sintam parte dali. É bem especial…

MATERIAIS

As cores e a marcenaria funcionam como base para definir o estilo que a decoração vai seguir. Foram-se os tempos que quarto infantil era sinônimo de azul e rosa, sem problemas se prefere essas cores, mas a verdade é que não precisamos nos ater somente à elas, pois o mercado tem uma paleta enorme! O legal de estruturar um quarto para duas pessoas é que podemos pintar e fazer uma marcenaria só para todo o ambiente, ou usar esses mecanismos para delimitar; metade de um jeito, e o lado oposto de outro. Ambos funcionam e dependem da personalidade das crianças e sensação que busca para o ambiente em questão. Há também quem diga que quarto infantil precisa de cores claras, mas já vi muitos projetos lindos quebrarem essa barreira seja na cor da tinta, marcenaria, têxteis ou na aplicação de um papel de parede.

CONEXÃO

Ao passo que falei da individualidade lá em cima, a conexão tem mesma importância. Repetir mobiliários base, como cama, mesa de estudos, estantes e etc, criam não só uma linguagem, mas amarra/conecta todo o quartinho. Se a cama for a mesma, por exemplo, as crianças entendem que existe um ponto em comum entre elas, mesmo uma dormindo com o travesseiro embaixo da cabeça, e a outra abraçada nele. Não tem diferença, mas tem… Entende o equilíbrio?

APROVEITAMENTO DE ESPAÇO

Quase tudo no quarto terá que ser x2, x3, x4 ou vezes quantas crianças tiver. Sabemos que a grande maioria tem dormitórios menores em suas casas e apartamentos, então saber aproveitar tanto o espaço horizontal, quanto o vertical, é muito importante. Sempre dá para usar o projeto de marcenaria a nosso favor, mas móveis como beliches, bicamas, mesas dobráveis, estantes ou até aquelas camas que são juntas (deslizando o post, tem fotos delas), ajudam a criar vãos livres e aumentar a área de circulação, o que deixa o quarto bem agradável.

ATEMPORAL

Provavelmente os designers e arquitetos devem ouvir muuuuito isso: “Quero um quarto infantil atemporal!”. Reformar completamente o quarto das crianças a cada vez que elas mudam de fase seria uma loucura, então é fundamental que haja funcionalidade nesse aspecto: mobiliário em tons neutros; marcenarias capazes de serem ajustadas de acordo com o crescimento dos pequenos; possibilidade de trocar o papel de parede ou a cor da tinta quando enjoar; espaço de armazenamento que possa receber objetos pessoais de diferentes tamanhos; e por aí vai!

ILUMINAÇÃO

Em geral, as crianças brincam durante o dia, e aí a luz natural dá conta do recado. Mas, além da luz geral do quarto, é interessante que o ambiente tenha diferentes pontos de luz indireta, como um abajur ao lado da cama, ou iluminação especial para bancada de estudos. Quando for chegando a hora de dormir, essa iluminação será muito boa para ir escurecendo o quarto aos poucos e o sono ir chegando tranquilamente – principalmente com mais de uma criança no espaço rsss

ORGANIZAÇÃO

Crianças brincam e fazem uma baguncinha boa em casa, é normal! Seja qual for o lugar, cestos, caixas e ganchos de parede ajudam muito à manter os espaços organizados e funcionam como uma atividade em grupo – guardar tudo depois de usar -, além de ficar esteticamente agradável. No mercado existe uma infinidade de tamanhos, cores, formatos, estampas e claro, sempre dá para as crianças personalizarem.

SEGURANÇA

Pensar em um quartinho infantil é pensar em segurança, não tem jeito. Prefira quinas arredondadas no mobiliário, ou coloque cantoneiras que são facilmente encontradas; proteja as tomadas; tome cuidado com móveis próximos às janelas; e cuidado com escadas, em caso de beliches, por exemplo.

Separei MUITAS ideias de quartinhos lindos, com diferentes estilos e necessidades, pois esse é um assunto que adoro vivenciar, mas antes, uma dica que não pode faltar: tenha uma cama extra ou um colchão reserva. As crianças adoram convidar os amiguinhos para irem em casa – divirto-me quando acontece esses eventos aqui em casa -, e existem móveis como triliches, sofás-cama ou bicamas que podem ser pensados já no início do projeto ou reforma ;-)

Projeto acima: No Architects

Projeto acima: Ruetemple

Projeto acima: Ruetemple

Projeto acima: Ruetemple

Projeto acima: Ruetemple

Projeto acima: Crux Arquitectos

Projeto acima: Crux Arquitectos

Projeto acima: Crux Arquitectos

Projeto acima: Crux Arquitectos

Projeto acima: Ruetemple

Projeto acima: Ruetemple

Projeto acima: Ruetemple

Projeto acima à direita: Andrew Maynard Architects

Projetos acima: Mostra Casa NaToca

Fontes: Maistokstok.com.br, Dicaspaisefilhos.com.br
Imagens: Archdaily.com.br, Renatonavarro.com, Revistaliving.com, Myvintageporch.com, Inhonorofdesign.com, Studio-mcgee.com, Bedroomideas.win, Homedecorsideas.com, Vmjferreira.blogspot.com, Mdemulher.abril.com.br, Thathomebirdlife.com, Domino.com, I.pinimg.com, Trendecors.com, Thegathercollective.com, Trenduhome.com, Projectnursery.com, Pauletpaula.com, Uwdecals.com, Kraspartyideas.com, House.101pin.space, Petitandsmall.com, Kadufotografo.com

Aaah! Acabei de lembrar que ano passado fui à mostra de decoração infantil Casa NaToca, e pude aproveitar muitas ideias para o quarto das crianças aqui em casa. Essa é uma boa dica de passeio ligado para buscar referências e, o melhor, curtir com os pequenos, que ficam encantados com os ambientes – não vejo a hora da data desse ano sair rsss

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel ;-)