Fotos: Bicubico/ Divulgação

Esta pousada pé na areia integrada à natureza foi idealizada pelo arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, que a batizou de Pousada Villa Sappê, e fica em Ubatuba, litoral paulista. Além de projetar e decorar tudo, Cezar também é o responsável pelos três pequenos edifícios que se distribuem pelo terreno, cada um com sua temática que explora a história e geografia de Ubatuba.

Com o objetivo de realizar construções simples, mas eficientes, a pousada foi pensada a partir de soluções sustentáveis, apresentando sistema para aproveitamento de água, eficiência energética e muitos materiais reaproveitados. No canal você confere a tour completa com o Cezar, e aqui no blog uma conversa com ele contando algumas curiosidades do projeto.

Aperta o PLAY para ver os detalhes:


For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

E se quiser saber mais sobre a Pousada Villa Sappê, é só clicar AQUI.

Casa de Valentina: Como você baseou as escolhas de materiais e técnicas para a pousada?

Cezar Scarpato:Ela foi idealizada para favorecer ao máximo a integração entre áreas internas e externas, valorizando a experiência ao ar livre em meio a natureza. Imaginava a Villa Sapê como um recanto para relaxar e se reconectar com a natureza. Além disso, todo o projeto prioriza soluções e técnicas sustentáveis e de baixo impacto ambiental, que resultaram em uma pousada rústica e extremamente aconchegante.”

CV: A vegetação local foi aproveitada no projeto de paisagismo?

Cezar Scarpato: “Sim, implantamos espécies já plantadas nas áreas de lazer, mas também tomamos proveito do visual de coqueiros e árvores pré-existentes no entorno, como se projetados para o novo paisagismo. O aproveitamento inteligente de elementos anteriores ao projeto é uma estratégia que reduz bastante o uso e descarte de materiais, valorizando também a beleza local.” 

CV: Você diria que a pousada tem características arquitetônicas e decorativas sobretudo brasileiras?

Cezar Scarpato: “Sim! A pousada tornou-se um exemplo de arquitetura tipicamente brasileira que alia o design contemporâneo à sustentabilidade. Tudo é rústico e cheio de brasilidade, até mesmo o restaurante Bar.co segue o mesmo conceito, valorizando a gastronomia local, com peixes e frutos do mar.”

CV: Qual ambiente mais se destaca?

Cezar Scarpato: Como não poderia deixar de ser, a área de lazer externa da pousada é um de seus maiores atrativos. Visando o uso consciente da madeira, os perfis tiveram as mínimas dimensões estruturais necessárias e foram posicionados para o maior efeito estético e menor periodicidade de manutenção. Um dos destaques é a piscina com borda infinita que se alinha ao mar, além do jardim interno que se estende até a vegetação da praia, em uma unidade harmônica.”