Pantanal. Este paraíso oferece uma variedade de peixes de rio e preparos maravilhosos. Combinações que vão desde a traíra sem espinhas do restaurante Casa do João, em Bonito, até a ventrecha de pacu frito, encontrada nos botecos de Aquidauana. O delicioso pintado ao urucum é um prato que nasceu em Corumbá e é celebrado em toda a região.

Por isso mesmo, Paulo Machado, nosso parceiro de receitas, deixa aqui sua receita e uma sugestão: Decore o prato com folhas de coentro frescas, além de embelezar, o prato ficará uma delícia.

E se quiser aproveitar pra conhecer o Pantanal in loco, de 02 a 06 de novembro de 2013 a Fazenda Barra Mansa vai receber o chef Paulo para o Workshop de Gastronomia: “Comitiva de Sabores pelo Pantanal”. Para maiores informações, escreva para: [email protected] ou ligue: (67) 3325-6807 ou 9982-2708.

Aí vai a receita:
 

PINTADO AO URUCUM by PAULO MACHADO

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

5 filés de pintado

100 gr. de farinha de trigo

2 ovos

Colorífico em pó

Cebola branca picada

2 tomates sem pele e sem sementes picados

1 pimentão amarelo sem sementes picado

½ maço de cheiro-verde picado

2 dentes de alho picados

½ garrafa de leite de coco

1 caixinha de creme de leite UHT

Queijo mussarela ralado

½ litro de óleo de soja para fritar os filés de peixe

Sal a gosto

Pimenta do Reino a gosto

Como fazer:

Empanar os filés de peixe no ovo cru, levemente mexido, passando também pela farinha de trigo temperada com sal e pimenta do reino. Fritar os filés por imersão em óleo de soja e reservar  em local aquecido.

Numa panela, preparar o molho: refogar a cebola,  alho socado, os pimentões e os tomates, acrescentar o coloral, o leite de coco e o creme de leite. Numa vasilha de barro dispor um pouco do molho, os filés de pintado e mais molho por cima, acrescentar o queijo ralado e levar ao forno previamente aquecido, até que o queijo derreta.

Servir em seguida com arroz branco.