Algumas marcas buscam se reinventar constantemente e investem em design – do arquitetônico ao gráfico ou de serviço – para comunicar esta mudança e oferecer novas experiências a seus clientes. É o caso deste projeto que vamos mostrar aqui, o novo padrão de design do hotel íbis, desenvolvido pelo escritório brasileiro FGMF Arquitetura. Escolhido em um concurso mundial promovido pela rede Accor Hotels, detentora da marca íbis, o projeto com design contemporâneo trouxe uma proposta inovadora de conectar o lobby do hotel com o entorno, convidando as pessoas, hóspedes ou não, a frequentarem aquele ambiente.  

Paisagismo sob medida

Para valorizar o pé direito alto do lobby, os arquitetos projetaram uma estante imponente que abraça o ambiente. Esta estante também foi o ponto de partida para o projeto de paisagismo.

“Conversando com os arquitetos, entendi desde o início que eles buscavam uma proposta que trouxesse a presença do verde, mas de forma harmônica e elegante.” Juliana Freitas, arquiteta paisagista

     

Este conceito de “vasos na estante” pode até parecer uma ideia simples de ser implantada, mas de simples ele não tem nada. Tanto a escolha das espécies, como o desenho das peças para recebê-las e o estudo de iluminação e manutenção foi pensado cuidadosamente para atender as características do ambiente e do negócio (um lobby de hotel que funciona 7×7, 24h por dia). Os arquitetos, a paisagista e os fornecedores se uniram para viabilizar um projeto 100% sob medida.

A paginação do layout foi proposta pela paisagista, definindo os pontos onde teria ou não a implantação do jardim. A partir daí, foi necessário desenhar uma peça específica para cada parte do módulo idealizado pelo time da FGMF.

Do protótipo à realidade

A empresa de vasos Markaar foi a escolhida para este desafio. Eles viabilizaram peças em fibra de vidro com alto nível de customização. Os vasos foram produzidos em diferentes formatos, com encaixe específico para a estrutura da estante e gavetas coletoras de água que ficam escondidas.

“O fato de ter usado a fibra de vidro sob medida foi o que viabilizou o projeto. Os vasos ficaram leves e atenderam todos os requisitos técnicos que precisávamos para o projeto.” Juliana Freitas, arquiteta paisagista

Tudo foi feito em colaboração. Um processo que começou com uma ideia de peças personalizadas, foi pensado em conjunto até chegar na fase de protótipo.

     

Para acompanhar a proporção grandiosa do projeto, a paisagista trabalhou com algumas espécies de folhas grandes, como a Costela de Adão e outras mais pendentes como Columeas e Jiboias, criando volumes que permitiram diferentes cenários. Além de todo o desenho verde na estante, o paisagismo é composto por vasos de chão, um jardim em baixo da escada e a fachada do prédio. Um projeto digno de ser premiado.

     

As fotos apresentadas aqui são do projeto piloto de retrofit do íbis, mas a ideia do concurso é que este padrão, assim como outros dois projetos feitos pelos escritórios Innocad (Europa) e Soda (Ásia), sejam referência para a rede no mundo. A unidade Ibis São Paulo Expo foi o primeiro a ser implantado, como teste.

Créditos: