Como já diziam os nossos pais, é agora que o ano começa de verdade, né? E se os primeiros meses de 2014 passaram voando e você mal conseguiu fazer aquela tradicional arrumação nos armários, não se preocupe! Vai dar para recuperar o atraso com as sugestões da nossa nova colunista (e especialista no assunto): Claudia Moura. A Claudia é personal organizer e decidiu compartilhar com a gente algumas dicas de como deixar a casa mais organizada e prática – porque ninguém pode perder tempo com bagunça na correria do dia a dia. Confira abaixo ideias de arrumação que podem ser aplicadas em todos os cômodos!

Na hora de planejar os móveis e na hora de organizar, é muito importante otimizar o espaço disponível. Desta forma é possível determinar um local para cada coisa (sem deixar nada de fora) e agrupar objetos e roupas de uso frequente em pontos de fácil acesso! Isso te traz praticidade.
Quando pensamos em otimização, temos que abrir nossas mentes e olhar em todas as direções. Podemos ganhar espaço na altura, na profundidade e em cada cantinho do ambiente sem deixar de lado a beleza que agrada aos olhos.
Aí vão algumas dicas.
Altura:
Nichos e maleiros muito altos são úteis quando precisamos guardar algo volumoso, como malas de viagem, edredom… Caso contrário você acaba perdendo espaço ou empilhando suas coisas.
A dica é dividir este vão com outra prateleira. Assim, ao invés de um, você terá dois compartimentos! Se não conseguir isto com o fabricante do móvel, é possível comprar prateleiras sob medida em lojas que vendem madeira ou material para casa.
Em armários de cozinha é bastante comum isto acontecer: geralmente o espaço é grande quando na verdade você precisaria apenas de altura suficiente para organizar copos e xícaras…
Nesses casos você pode fazer essa mesma otimização com prateleira ou meia prateleira em vidro (também sob medida e qualquer vidraceiro pode fazer). A meia prateleira nada mais é que uma prateleira que tem a metade (um pouco mais ou um pouco menos) da profundidade do armário. No que isto te ajuda? Ali você reúne itens menores e no outro nível você coloca os maiores.

Profundidade:
A profundidade de armários também pode ser um problema (ou uma solução)! Modelos muito profundos dificultam o acesso aos objetos que ficam lááá trás! E se este armário for baixo então… é preciso se ajoelhar no chão para alcançar o que precisa.
Mas existem algumas soluções: Você pode utilizar uma base giratória dentro do armário, dessas que se usa em centro de mesa. Como a base gira, dá para aproveitar todo o espaço: quando precisar de algum item é só girar para facilitar o acesso! Esta base fica ótima em banheiros, cozinhas e despensas. Ferragens especiais ou gavetas internas também têm o mesmo efeito.

Outra solução para facilitar o acesso dos itens que ficam organizados no fundo é utilizar o que chamo de falsa gaveta. Para isto é necessário uma caixa na profundidade do armário. Você organiza suas coisas dentro da caixa e quando precisar de algo é só escorregar a caixa para fora do armário (como uma gaveta) e terá acesso ao que precisa!
E para armários de cozinha, que são profundos e baixos a grande sacada é fazer prateleiras deslizantes, que saem para fora, como gavetas. Pode ser feita de madeira ou em aramado. O sistema é simples e qualquer marceneiro habilidoso consegue fazer!

E se você não pode ou não quer ter gastos, mas precisa aproveitar melhor seu armário, a dica é colocar roupas e objetos de uso eventual no fundo. No caso de roupa, dobre de maneira que ela fique bastante estreita e acomode-a lá atrás. Desta forma você terá espaço na parte da frente para colocar objetos e roupas de uso frequente.
Um local quase sempre esquecido é atrás da porta. É possível aproveitar este vão com estilo, organizando sapatos, brinquedos, toalhas, entre outras coisas…

Outro espaço que pode ser aproveitado com charme é abaixo da cama. Que tal utilizar uma caixa antiga, adaptar uns rodízios e ganhar mais "gavetas" no ambiente? Na verdade, todo cantinho pode ser bem aproveitado se a imaginação ajudar!
Veja mais fotos para inspirar e aguçar a criatividade!!

Bem, por hoje é só!

Você pode achar mais dicas de organização no meu blog www.claudiamoura.com e no Facebook/claudiamouraorganizer! E se quiser falar comigo ou sugerir um tema para a próxima coluna, entre em contato pelo email: [email protected]