O prédio de arquitetura autoral, com curvas sinuosas e conceito brutalista, encantou a Silvia Mazini quando ainda estava em construção. Ela procurava um novo lugar para morar com a família e suas buscas a levaram para apenas algumas quadras de sua antiga residência, em Santo André. “Dá para ver da janela onde eu morava antes, logo ali no bairro vizinho a este!”, comenta. Depois de comprar o apartamento na planta, precisou controlar a ansiedade até que a entrega das chaves, mas a espera valeu a pena. Com ajuda da arquiteta Juliana Traldi Bomfim, do escritório Bomfim Arquitetura Construída, conseguiu transformar os espaços e deixa-los do jeito que sonhava.

O apartamento tem muito a minha cara. Tudo aqui tem um propósito, escolhi a dedo e aos poucos cada peça que compõe os ambientes.

A estrutura exposta que permeia grande parte da construção serviu como ponto de partida para o conceito do projeto. Além de ser uma maneira de valorizar a arquitetura do prédio e trazer para dentro algumas características da fachada, esse recurso trouxe uma dose a mais de frescor e personalidade para os ambientes. Como o apê foi entregue cru, a Silvia teve a possibilidade de escolher cada detalhe de acabamento, sempre orientada pela Juliana. Pouco a pouco, os espaços foram tomando forma e ganhando vida, principalmente pelo uso pontual das cores que, em contraste com o concreto aparente, reforça o lado moderno do décor.

O layout integrado é outro ponto positivo que foi muito bem trabalhado pela arquiteta. Afinal, a família curte muito os ambientes sociais no dia a dia, sempre juntos. Por isso, era importante que a comunicação entre eles fosse mantida, para que todos pudessem desfrutar de suas atividades sem precisarem estar em cômodos separados. Apesar de não terem o hábito de receber os amigos com frequência, volta e meia a Silvia, o marido e a filha Gabriela reúnem alguns familiares mais próximos para churrascos informais. Aliás, o espaço gourmet é uma das áreas mais usadas pelos moradores e que, por isso, foi escolhido para receber um detalhe superespecial: o piso de cerâmica do artista plástico Francisco Brennand. “Apesar de estar no piso, esse elemento é uma verdadeira obra de arte. O meu escritório comprou o último lote de cerâmica Brennand, então, ele é algo muito precioso”, revela Juliana. 

Bom, acho que já deu para notar que o apartamento da Silvia foi feito com muita minúcia e carinho, não é? Chegou a hora de conferir todos os detalhes, começando pela a área social, o coração deste lar. Ahh, não esquece de voltar aqui amanhã para continuar o tour e conhecer os ambientes íntimos da casa, que também são lindos!!!

Fotos: Rafa Renzo