Apesar de transmitir a sensação de permanência, o cimento está longe de ser um material estático. Ele muda com o passar dos anos, adquire novas tonalidades, manchinhas e em alguns casos, até rachaduras inoportunas – que muitos consideram charmosas! Ou seja, podemos dizer que o cimento é vivo e se transforma junto com a casa, revelando em suas nuances a trajetória de quem mora nela.

Quis trazer um pouco desse olhar mais poético sobre esse material considerado bruto para o Open House de hoje, feito em parceria com a Votorantim Cimentos. E por isso, convidei a jornalista Nathália Duarte para compartilhar com a gente um pouquinho do projeto do seu apartamento onde o cimento é protagonista!

A Nathália tem uma ligação antiga com o apê onde mora hoje junto com o marido e o filho. Afinal, ele pertencia aos seus pais e foi seu lar por muitos anos quando ela ainda era solteira. Por sugestão do irmão, ela decidiu comprar o imóvel que estava à venda há um tempo, já que precisava se mudar com a família para um apartamento maior e mais confortável. Mas antes da mudança, pretendia transformar os espaços por completo para sentir-se em um lugar completamente novo. Foi então que a arquiteta Teresa Mascaro entrou em cena!

A alma da nossa família é estar sempre junto de quem a gente gosta.

Como o casal gosta muito de receber, tem um filho pequeno e um vida agitada, precisava de muita praticidade e despojamento no dia a dia. Seguindo as demandas da família, a arquiteta sugeriu o cimento queimado no piso. “A escolha dos materiais foi acontecendo naturalmente”, lembra Teresa, que também recomendou a retirado do forro, expondo a lage de concreto e criando, assim, um visual mais moderno e amplo. Para não sobrecarregar o ambiente e deixá-lo industrial demais, a estrutura aparente foi pintada de branca.

A parede de cobogós que separa o living do pequeno home office foi outra solução que envolveu o uso do concreto. E assim como o teto, ele ganhou acabamento branco para criar um visual uniforme e leve. Os blocos vazados cumprem perfeitamente a função de delimitar a área de trabalho sem isolá-la completamente, além garantir que a luz natural que vem da varanda ilumine também aquele cantinho da casa. 

Está gostando de conhecer o lar da Nathália? Volta aqui amanhã para saber mais detalhes do projeto da cozinha e conferir mais fotos e o vídeo da entrevista!

Fotos: Rafael Renzo