Ana_Luiza_6F9B2235_Foto_Julia_Ribeiro

O apartamento da Ana Luiza Martins é cheio de surpresas. Perguntando uma coisa aqui e e outra ali  descobri uma vida de histórias.

Vou te contar um pouquinho neste post. Vamos lá. A Ana Luiza – ou Luli – é uma paulista recente, veio há 7 anos do Rio de Janeiro para cá eu jurava que ela tinha, no máximo, uns 36 anos (e pelas fotos você vai ver o motivo), mas tem 41, e é advogada tributarista, mas seus amigos falam que não parece, tem um estilo mais de quem trabalha com moda ou cinema rssss Tenho que concordar, principalmente quando você conhece a copa/cozinha da Luli, um espaço que traduz muito ela. “Me reconheço na cozinha. Tenho uma personalidade solar, exatamente como enxergo esta parte da casa”

Ana_Luiza_6F9B2247_Foto_Julia_Ribeiro Ana_Luiza_6F9B2130_Foto_Julia_Ribeiro

Vamos então começar pela copa né? Diferentemente do que acontece em outras casas a Luli recebe na copa. Como adora cozinhar chega a fazer jantares para até 5 amigos ali no ambiente mesmo ou, quando prepara a mesa na sala de jantar, ao menos os aperitivos são servidos perto do fogão, assim todos participam da finalização dos pratos.

“Muito melhor do que restaurante é estar em casa, não ter que pedir a conta e sair correndo.”

Além de ser super vibrante a copa e a cozinha da Luli acolhem uma coleção incrível de porcelanas. Para quem gosta do tema, peguei algumas dicas com ela: Adoro colecionar louça! Os nichos que acomodam os pratos são da Oppa. Eram originalmente para livros, mas como cada um suporta até 4 quilos, resolvi comprar para colocar parte da coleção.  Os pratos são ou lembranças de viagem (como os que comprei na Áustria no réveillon de 2015), coisas da Tania Bulhões, que amo, da Vista Alegre (que acho um clássico) e também da Anthropologie (parada obrigatória em qualquer viagem aos Estados Unidos!)”.

E por ser – desculpe a obviedade da frase, mas neste caso se encaixa perfeitamente – o coração da casa, a cozinha esta vestida com muita memória.

“Os peixes pendurados sobre o fogão foram comprados em viagem à Toscana! Os da parede são uma aquisição recente na loja da Vista Alegre na Haddock Lobo. A idéia de colocar ali foi da Ciça. Adorei! A galinha é de família, veio de Minas e “morava” no Rio de Janeiro até 2009, quando minha mãe faleceu. Então, é uma memória afetiva muito forte! As fotos da copa são do carnaval do Rio, de uma fotografa carioca amiga da minha mãe (presente dela também).  As fotos ao lado da geladeira também trem história. As em sepia foram compradas em NY em 2004 quando acabei meu mestrado em tributação internacional na New York University. A foto colorida é da mostra mais impactante que já vi: “The Gates” (2005), de Christo e Jeanne-Claude. A foto foi tirada pelo Cesar Seabra, jornalista e meu ex-marido (é bom ter lembrança das pessoas assim).”

A Ciça que a Luli fala aqui é a Ciça Rego Macedo, uma grande amiga dela e sócia da Luiza Lemgruber na Sambaiba Arquitetura.

Ana_Luiza_6F9B2134_Foto_Julia_Ribeiro Ana_Luiza_6F9B2131_Foto_Julia_Ribeiro Ana_Luiza_6F9B2126_Foto_Julia_RibeiroAna_Luiza_6F9B2269_Foto_Julia_RibeiroAna_Luiza_6F9B2109_Foto_Julia_Ribeiro  Ana_Luiza_6F9B2119_Foto_Julia_Ribeiro

Com certeza a varanda te chamou a atenção neste projeto né? Ao menos para mim é um dos pontos alto. Originalmente ela tinha um piso avermelhado e a divisão com a sala era de alumínio, vendo o Insta da Sambaiba a Luli se apaixonou por uma parede executada pelo Coletivo Muda e a Ciça indicou a Lurca, aqui em São Paulo. Pronto, revestimentos decididos, só faltavam mesmo as poltronas de balanço Euvira do Jader Almeida.

Ana_Luiza_6F9B2114_Foto_Julia_RibeiroAna_Luiza_6F9B2092_Foto_Julia_Ribeiro Ana_Luiza_6F9B2103_Foto_Julia_Ribeiro Ana_Luiza_6F9B2163_Foto_Julia_RibeiroAna_Luiza_6F9B2178_Foto_Julia_Ribeiro Ana_Luiza_6F9B2096_Foto_Julia_Ribeiro Ana_Luiza_6F9B2194_Foto_Julia_Ribeiro

Se você sempre acompanha as casas e apartamentos do Open House sabe que eu costumo perguntar se tem algum móvel ou objeto que sempre acompanha o dono do espaço né? Surpreendentemente esta é a primeira vez que a resposta é: sim, uma planta. Achei genial! Não encontrei nenhuma foto, mas ativem o lado direito do cérebro vai gente kkkkk É uma planta que fica no quarto da Luli.

“Não gosto de casa sem história…A plantinha Esmeralda do meu quarto tem uns 15 anos.”

Agora, estão vendo que a Luli não mora só né? Nas fotos aparece o Jack, que tem 11 anos e era da mãe dela. Além dele, tem a Nutella, uma vira-lata linda de 7 meses que estava na “creche” no dia das fotos. Os dois foram adotados e dividem esse apê delicioso de 210m² no bairro da Vila Nova Conceição.

Ana_Luiza_6F9B2151_Foto_Julia_Ribeiro Ana_Luiza_6F9B2155_Foto_Julia_Ribeiro Ana_Luiza_6F9B2149_Foto_Julia_Ribeiro

[huge_it_slider id=”36″]

Julia Ribeiro