As ruas de Santa Cecília guardam lembranças carinhosas da infância da arquiteta Juliana Matalon, sócia do Estudio Ela Arquitetura. Ela que nasceu e cresceu no bairro, decidiu cravar raízes ainda mais profundas por lá ao encontrar o apartamento em que vive hoje, ao lado do marido Elio e da filha Kiki.

“Amo meu bairro e nunca pensei em me mudar para outro – acho que seria como mudar de cidade! Já temos nossa rotina toda por aqui e nossas famílias também”, revela.

Pouco tempo depois do início da procura por imóveis na região, o casal se deparou com um lar em potencial, e o melhor, em um edifício que já conheciam. “O Elio sempre gostou desse prédio, cresceu na casa de amigos que moravam nele”, conta Juliana. O apê de 380 m² fica em uma rua tranquila e foi um dos primeiros que eles visitaram. Além da familiaridade com as redondezas, a planta bem distribuída e a vista linda para a copa das árvores foram determinantes para o veredito final.

A alma dinâmica da arquiteta já indicava que o projeto ganharia contornos limpos e contemporâneos, tudo para criar uma base neutra que pudesse ser adaptada com facilidade à medida que os gostos da família fossem mudando. Mas antes de eu comentar sobre o projeto de interiores lindo que Juliana criou – conto todos os detalhes amanhã, na segunda parte do Open House! – deixa eu voltar um pouquinho e falar sobre a etapa da reforma, que é sempre a mais desafiadora. Foram nove meses de intenso quebra-quebra que resultaram em ambientes sociais completamente integrados, recurso que também deu ao apê o seu caráter prático e convidativo. Além de trocar todos os revestimentos, a arquiteta ampliou a varanda, espaço queridinho da família usado com frequência para relaxar e receber os amigos.

Outro desafio do projeto? Abrir mão de algumas ideias que não agradavam o maridão! “ Eu como arquiteta, sempre sonhando em fazer a casa do meu jeito, sofri um pouco em dividir o processo criativo com ele. Hoje vejo que foi essencial, pois a nossa casa ficou com a nossa cara e diz muito sobre nós dois”, revela.  

Fotos: Rafael Renzo