A relação da estilista Helena Wen com a sua casa é de puro encantamento. A capixaba que veio morar na capital paulista atraída pela sua beleza arquitetônica se mudou há pouco mais de um ano e meio para o imóvel brutalista da década de 60 no bairro Butantã. Nesse meio tempo fincou raízes ainda mais profundas, transformando o seu entorno erguido em concreto num lar pra lá de aconchegante. Essa história de amor e arquitetura merecia virar um Open House Votorantim Cimentos, não é verdade?

“Sempre optei por morar em lugares mais centrais, como Higienópolis e Santa Cecilia, mas surgiu a oportunidade dentro da minha realidade, o que é incrível, de poder morar nessa casa que é super tranquila e que converge com o que eu gosto esteticamente…”

“…Porque moda, arte e arquitetura estão sempre lado a lado.”

A Helena já considerava a paisagem urbana de São Paulo única, mas achava que morar em uma casa projetada por um arquiteto de renome nunca caberia no seu orçamento. Foi então que um amigo encontrou o tesouro que hoje eles chamam de lar: uma casa modernista de Paulo Mendes da Rocha erguida em concreto e vidro. “A gente conseguiu milagrosamente se mudar pra cá depois de um tempo e estamos aqui há um ano e meio”, relembra.

Apesar de ser um imóvel alugado, os moradores conseguiram dar a ele uma cara particular sem precisar mexer na sua estrutura. Os espaços amplos e as linhas retas serviram como inspiração para a decoração, que se aproxima de uma estética minimalista: poucos, mas significativos, móveis e objetos. Algumas alterações que foram feitas pelo dono da casa permanecem até hoje e foram assumidas no décor. Uma delas foi a instalação das estantes em marcenaria com portas em fórmica azul que se transformaram no ponto focal do living. Outra peça que veio com a casa foi o armário antigo feito em madeira maciça que diverge totalmente do estilo da construção. Inicialmente, a Helena queria tirá-lo da sala, mas o seu tamanho e peso dificultaram a tarefa. No fim, a peça permaneceu no seu lugar e, com o tempo, acabou ganhando o coração da estilista.

Chegou a hora de começar o tour pela casa da Helena! Hoje te apresento a área social, então volta amanhã para conferir o quarto e o jardim desse lar incrível, combinado?

Fotos: Mônica Assan