É muito difícil encontrarmos atualmente em São Paulo apartamentos contemporâneos que fujam da planta padrão – digo aqui planta padrão aquelas que poderiam estar em qualquer bairro independente da paisagem, incidência de luz, etc. E essa planta bem diferente já o primeiro ponto que gostei tanto deste apartamento da Daniela Cianciruso, sócia da Diptico Design de Interiores.

“É sempre um difícil criar o projeto da própria residência, mas, ao mesmo tempo, é uma delícia, pois podemos experimentar e ousar. Neste meu apartamento a decoração tem um quê de design escandinavo, misturando móveis nacionais e internacionais.”

O prédio é assinado pelo arquiteto Gui Mattos e tem vários elementos de destaque como os janelões que iluminam todos os ambientes, a laje extrudada e a divisão dos espaços, mas o que torna mesmo este apartamento único é a seleção de móveis e objetos de decoração que a Dani escolheu para os ambientes. Exatamente por isso neste Open House vou fazer uma coisa diferente: detalhar um pouco mais de onde são os móveis e objetos de décor. O que vc acha? Vamos lá? Uma casa sem móveis e objetos com história é um showroom, certo? E esse não é o caso do apto da Dani. Olha só, sobre o bufê Cercadinho, do Paulo Alves, que é uma peça feita com diversas ripas de madeiras, ela colocou uma luminária que trouxe de viagem e na parede uma tapeçaria linda assinada pelo uber de Jean Gillon, detalhe fundamental: a tapeçaria era do pai dela. Vários móveis do apê são da Dpot, para quem não conheçe é uma marca super importante no cenário nacional pois fabricam peças icônicas do mobiliário brasileiro com esmero e muito bom gosto. De lá é a Mole e as poltroninhas Oscar do Sergio Rodrigues, o sofá principal da sala e a mesinha Agua feita com 3 grandes “pedras” – que na verdade são pedras feitas de papel kraft e levam assinatura do Domingos Tótora.  Na mesinha lateral tem uma luminária linda feita em cobre que é desenhada pelo Michael Anastassiades, que para mim é um poeta da luz. Cria luminárias maravilhosas, limpas e leves. Seu traço é algo assim memorável, lembro bem a primeira vez que vi uma peça dele e como ela me encantou… No lavabo também tem uma sacada legal, para quem tem esse tipo de cuba sem muito apoio a Dani teve uma ideia interessante: comprou as prateleirinhas Corniches, assinadas por Ronan e Erwan Bouroullec, para a Vitra e ali colocou os sabonetes e toalinhas. Achei um charme. Bom, amanhã eu vou postar a área íntima e a cozinha da casa e também um Ping Pong que eu fiz com a Dani. Vamos lá!