Fotos: André Nazareth/ Divulgação

Este apartamento térreo fica em Copacabana, Rio de Janeiro, e é o lar há mais de 20 anos do artista visual Anderson Thives e seu marido. Não à toa, todos os ambientes são repletos de instalações, interferências, quadros, esculturas e objetos criados pelo próprio morador, que atualiza a decoração quase que semanalmente a partir das novas obras de arte que vão surgindo. 

O imóvel conta com área social, uma mini pista de dança com bar, quarto, ateliê do artista e home office, além de 2 banheiros, cozinha, lavanderia, e uma área externa dividida em diferentes ambientes. No canal você confere a tour completa com o artista Anderson Thives por este apartamento cheio de personalidade, e aqui no blog uma conversa com ele contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperta o PLAY pra conferir mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual a história do apartamento? Você sempre morou nele?

Anderson Thives: “Não. Eu sou do Paraná, e há muitos anos vim para fazer uma exposição no Rio de Janeiro, me apaixonei pela cidade e decidi ficar. Atualmente, moro com o meu marido Gabriel Santiago, que é médico pneumologista. Apesar da profissão, digamos séria, ele ama morar num apartamento tão colorido e, inclusive, me ajuda e me inspira.”

C.V: Muitas modificações foram feitas no imóvel ao longo do tempo?

Anderson Thives: Nesses 20 anos, já fiz várias reformas no apartamento e aproveitei a pandemia para promover inúmeras mudanças em casa, como trocar o piso de todo o imóvel e alguns móveis, como os sofás, que foram substituídos por modelos novos e outros que eu mesmo fiz. Praticamente tudo mudou, só não houve demolições. Executei a nova marcenaria do deck multiuso da área externa, um dos quartos virou escritório e transformei o antigo quarto de visitas no meu ateliê. Durante a pandemia também aprendi a fazer móveis na internet. Como tenho tábua de corte e serra em casa, passei a comprar madeira e colocar a mão na massa.

C.V: Há um conceito no projeto?

Anderson Thives: Não é exatamente uma galeria de arte. Antes de tudo, é onde vivo, onde acordo, durmo e recebo as pessoas que eu amo. Fiz um espaço para me sentir no melhor lugar do mundo. A decoração como um todo tem inspiração em vários movimentos da história da arte, dos acadêmicos ao grafite contemporâneo, mas com predominância da Pop Art. Por isso, apesar da mistura materiais, cores e texturas, classifico o estilo do apartamento de pop-contemporâneo, que é o mesmo estilo do meu trabalho.”

C.V: Quais as suas peças preferidas presentes no apartamento?

Anderson Thives: O tabuleiro de xadrez feito com bonecos que colecionei durante anos, meus santos, os meus primeiros quadros e os novos grafites da sala. Também sou apaixonado por um lixo-instalação que criei na pandemia, feito com embalagens de fast food.”