apartamento pequeno planta 11

Já conhecia a Casa 2 Arquitetos há teeeempos por conta do Insta. A Camila e a Paula tem um perfil muito legal que faz sucesso na rede com várias fotos bacanas. Então, quando a Julia Ribeiro me sugeriu o apartamento da Camila Benegas para o Open House, senti que viria algo descolado pela frente.

“Nada neste apê foi uma produção pensada para ser só decoração, tudo tem um motivo. Desde os livros, que realmente gostamos e lemos, até os toyarts – inclusive o grande que o Rapha trouxe da despedida de solteiro. Falei que só poderia ir se me trouxesse o toyart gigante. Ele trouxe!”

Esse é o primeiro apartamento da Camila e do Raphael Caropreso. A Camila, como já citei, é arquiteta e o Raphael é advogado, os dois trabalham bastante dia inteiro e acabam ficando em casa só a noite e nos finais de semana, além disso, pretendem ter filhos só mais para frente, então, antes mesmo de se mudarem já sabiam bem o que queriam: um apartamento de 70 a 90m², uma sala ampla para receber os amigos, uma cozinha integrada e um home office – pois depois do casamento a ideia era que o Raphael  trabalhasse mas em casa a noite. Com isso em mente sairam a caça do imóvel, mas como só encontravam apartamentos que precisavam de uma super reforma acabaram optando por este Maxhaus da Vila Leopoldina, pois nele teriam uma liberdade maior para subir os ambientes como quisessem.

Bom, mas daí começam a aparecer os desafios né: como receber muitos amigos no espaço? Qual a melhor maneira de integrar os ambientes? E assim por diante…  E como já imaginava que neste Open House a Camila poderia dar muitas dicas para quem esta montando um primeiro apê ou vive em uma metragem semelhante, acabei fazendo quase que uma consultoria com ela hahahaha

apartamento pequeno planta 1apartamento pequeno planta 17

Agora, além das dicas e soluções que vou mostrar a seguir, a Camila colocou efetivamente a mão na massa, olha só a história da luminária e depois, quando chegarmos no quarto, você lê a história da mesinha lateral….

“A luminária de cano de cobre foi feita por mim, pelo Rapha e pelo meu pai! Queria muito uma luminária assim e na época não achamos ninguém que fizesse. Então, comprei os canos e convoquei meu pai e o Rapha para me ajudarem. Foram 3 dias de montagem no sufoco, mas adoro ela!

As lâmpadas trouxemos de viagem, uma de cada modelo pois foi o começo da moda das lâmpadas de filamento e nos lugares que íamos só encontrávamos uma de cada. Mas essa diferença acho que deu um charme na peça.”

Legal, né? Agora vamos então as dicas e também conhecer um pouquinho das escolhas dela pelo apartamento.

“Acho que a maior vantagem do apartamento ser todo integrado é também a desvantagem dele”

No mesmo ambiente eles conseguiram reunir a sala de jantar, sala de estar, tv, poltrona de leitura, espaço para mais pessoas sentarem, home office e roupeiro. O que é espatacular! Mas não há milagres, quando o Raphael vai trabalhar a Camila me disse que acaba assistindo tv no quarto para não atrapalhar ou ficoa lendo na sala.

apartamento pequeno planta 6 apartamento pequeno planta 2 apartamento pequeno planta 13

E como a Camila comentou que sempre recebe em casa, a pergunta é: como acomodar toda galera na sala?

“Temos um apto de 70m² que comporta confortável 10 pessoas sentadas na sala”

Aos fins de semana o casal sempre recebe amigos, então a Camila desenhou um bancão na extensão da sala inteira, embaixo da janela, que acomoda muitas pessoas sentadas.

apartamento pequeno planta 4

Sempre que entro em um apartamento tenho curiosidade para saber onde esta o roupeiro, cristaleira, buffet, etc. Como sou encanada com espaço de armazenamento quero sempre ver se as pessoas tem boas soluções para me inspirar, e neste apê tem sim!

“o roupeiro é no meio da sala. Apesar de ser um armário fica disfarçado por ser branco e com o puxador cava”

Fica a ideia para você copiar em casa hein. Nunca imaginaria que era um roupeiro ali rssss

apartamento pequeno planta 19 apartamento pequeno planta 20 apartamento pequeno planta 22 apartamento pequeno planta 18 apartamento pequeno planta 16

De quebra aqui vai mais uma dica de produção da Camila: “Adoro colocar objetos que gosto em caixinhas de acrílico ou cúpulas de vidro, acho que ganha um destaque e torna o objeto uma peça de arte, mesmo que for apenas um toyart de plástico ou algum objeto que tenha um significado sentimental. Foi o que fiz com esse pratinho do Fornasetti que comprei em Milão. Mandei fazer uma caixinha de acrílico e coloquei na mesa de centro.”

apartamento pequeno planta 7

Muita gente me pergunta sobre como manter uma cozinha integrada sempre linda: gente não tem jeito,  a Camila mesmo diz tem que estar arrumada.

“Uma vantagem da nossa cozinha é que apesar de estar aberta ela fica escondida”

 Mas ela teve a seguinte solução: a cozinha e meio a meio, tem uma uma parede que ajuda a separá-la da sala e a mesa da sala de jantar ajuda no processo também, então a cozinha, então ela tem a vantagem de ter a cozinha aberta e integrada mas ao mesmo tempo ficando mais isolada da área social.

apartamento pequeno planta 8 apartamento pequeno planta 9

apartamento pequeno planta 14

A Camila também aproveitou ao máximo a área do quarto, repara bem na sacada da cabeceira.

“na parte de baixo tem um painel bem fino de madeira e a parte de cima avança com a iluminação indireta que traz aconchego ao quarto e não perde espaço”

O lance da cabeceira invertida achei super descolada e funcional, além disso a tv do quarto fica dentro do armário, o que economiza espaço e possibilita ter um armário maior pegando a parede toda.

apartamento pequeno planta 15

Bom, lembra que eu falei no começo do texto da história da mesinha de lego…

“A mesinha de Lego foi outra coisa que fiz. Fui em uma loja da Lego e coloquei na cabeça que queria uma mesa da marca. Trouxe várias peças e montei o tampo colando pecinha por pecinha. Mandei fazer o pé de acrílico transparente mais grosso pois as peças já são muito coloridas e queria que todo o destaque da mesa fosse delas. É um xodó aqui também!”

apartamento pequeno planta 12