Usar muitos espelhos ao longo da casa é um grande desafio na hora de projetar, pois é necessário dosar na quantidade e aplicar com inteligência, para os ambientes não ficarem confusos e o elemento cansativo. Quer um bom exemplo de como usar MUITO espelho da maneira perfeita? Então fica aqui na segunda parte do Open House dessa semana para ver mais detalhes do apartamento da Angelina!

A área social do apê de 252m² é toda espelhada, os espelhos fazem as vezes do papel de parede, e a parte íntima da casa é mais uma prova disso. A arquiteta Naomi Abe está em seu 5º projeto para a Angelina e sabe bem como entender e aplicar o que a moradora deseja, já que são muitos anos de experiências juntas e grande amizade!

A obra do apartamento no Jardim Paulistano durou 6 meses, e um dos desafios foi o banheiro da suíte da Angelina que, CLARO, é todo de espelho. O banheiro ganhou alguns m² com a retirada de uma parede, e a partir disso foi possível colocar a tão sonhada banheira, que é envolta por paredes com seixos como um spa – é realmente o banheiro dos sonhos! Onde não tem seixos, tem espelho, e é aí que a Naomi equilibrou os materiais perfeitamente, pois juntos eles ampliam e deixam o cômodo hiper leve, se tornou o lugar de relaxamento da Angelina no apê.

A Naomi me contou que projetar muitas vezes para a mesma pessoa é maravilhoso, mas tem lá seus desafios. A Angelina saiu de um apartamento que ela amava o décor e queria algumas coisas iguais, então a arquiteta entrou com a experiência e sugeriu que fizessem algo diferente, pois era uma nova casa e nova fase, fora que o apartamento anterior era maior, ou seja, era realmente necessária uma nova proposta. O resultado final ficou lindo, funcional e a  melhor parte, que acho que define um bom projeto, a moradora sente que sua rotina é facilitada pela arquitetura.

“O maior desafio de projetar pela 5ª vez para a mesma cliente é tentar convencê-la em não fazer um “copia e cola” do projeto anterior. O lavabo ficou igual ao apartamento interior, esse eu cedi hahaha Mas o projeto todo é especial e superou as expectativas!”

A arquiteta participou desde a compra do apartamento, até o último vasinho que entrou e, quando perguntei à Angelina se ela tinha algum objeto predileto, ela escolheu dois que têm ligação com esse processo. Quando ela vendeu o apartamento anterior, tudo que tinha ficou por lá, menos uma bandeja que ela trouxe da Índia, essa ela fez questão de levar para a nova morada, pois era o símbolo de seu grupo de mulheres. A outra peça é o lustre que fica sobre a mesa de jantar que Angelina trouxe da Itália, mas a curiosidade é que ela tinha um parecidíssimo na antiga casa e foi buscar nas terras italianas um outro modelo do mesmo artesão:

“O lustre foi o primeiro objeto que adquiri para meu novo apartamento, logo depois de assinar a escritura. Por isso ele representa o começo de um novo lar para mim e a Naomi participou virtualmente da escolha dele…”

Bom, deu para notar como esse Open House é um mix de arquitetura, interiores e muuuito carinho! O vídeo abaixo traz o tour completo pelo apê e a Naomi contou tudo sobre o projeto. Imperdível, dá o PLAY!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Fotos: Monica Assan

Aaah! A Naomi passou algumas dicas de marcas/lojas que fazem parte desse apartamento, olha só: