“Uma casa de todo dia com cara de casa de fim de semana”.

Foi com essa frase que o designer Alexandre Athayde começou a me contar sobre o estilo da sua morada. E não é que ele acertou em cheio na descrição?! A cobertura, que mais parece um sobrado, fica em Alto de Pinheiros abraçada pela copa das árvores do bairro e em meio a uma calmaria atípica para uma cidade tão caótica como São Paulo. Esse clima pra lá de especial complementa perfeitamente a personalidade do Alexandre, da sua mulher, a advogada Flávia Andrade, e dos filhos do casal – são quatro ao todo, dois de cada. Para essa turma, a casa é mais do que um lugar para voltar depois de um dia corrido. É um espaço de convivência, de encontros com amigos, de aconchego e bagunça. Tudo junto e misturado!

Além da localização privilegiada, o apê ganhou pontos extras depois que passou por uma reforma, digamos, revolucionária. Digo isso porque o layout não foi apenas modificado, mas invertido. Ou seja, o andar de baixo passou a abrigar a área íntima, enquanto a cozinha, sala de jantar e home theater foram instalados no pavimento superior junto da piscina e do jardim. A sacada foi tão genial que possibilitou a criação de um ambiente social amplo, iluminado e visualmente integrado – até mesmo com a área externa. Apenas portas de vidro separam os ambientes, o que reforça ainda mais a sua vocação para o receber.

“Curto muito ficar em casa. Esse espaço que criamos no andar de cima é sensacional. Chego em casa à noite e vou para piscina tomar um drinque. Aproveito para cozinhar ou para ler um livro também”.

O bacana é que apesar da integração, cada cômodo manteve sua função específica, o que acabou por criar um espaço versátil e quase comunitário: “Dessa maneira, todo mundo pode estar no seu ambiente fazendo atividades completamente diferentes, mas juntos”, explica o designer. 

A sensação de aconchego foi enaltecida pela escolha precisa de todos os detalhes – dos revestimentos aos objetos decorativos. O Alex me disse que preferiu passar longe de acabamentos nobres e de peças rebuscadas demais justamente para imprimir na morada um ar mais despojado, industrial e até mesmo rústico. Optou pelo cimento queimado e pelos conduítes aparentes, além de muita madeira para contrapor e esquentar os ambientes. O resultado foi um lar que tem um astral próprio – como descreve o morador -, com clima de fim de semana, feito para curtir em boa companhia. 

Bom, acho que já deu para ter um gostinho de como o apê do Alex é especial, não é verdade? Te espero aqui amanhã para terminarmos o tour pelo andar superior e conhecermos os ambientes íntimos também.

Fotos: Viviana Terra