Picture Rail, como a tradução livre “trilho ou grade de fotos” já diz, é uma espécie de moldura que ficou famosa há muito tempo, antes mesmo da Segunda Guerra Mundial. Instalado horizontalmente na parede próximo ao teto, esse elemento tem a função de acomodar ganchos para expor coleção de objetos decorativos!

O picture rail foi originalmente idealizado para sustentar quadros e fotografias de modo que as paredes, principalmente as de gesso, não fossem danificadas. Pensando nas construções norte-americanas, por exemplo, a técnica incluía pregar o trilho nas vigas de madeira e colar o restante dele no drywall, para que segurasse cargas mais pesadas, como espelhos.

Como tudo se atualiza, hoje a peça aparece em casas atuais com diferentes instalações e usos. Essa é uma maneira divertida de transformar completamente as paredes de um cômodo sem quebra-quebra e, aos aspirantes de um bom DIY, uma oportunidade de colocar a mão na massa também!

MATERIAIS:

Encontra-se a moldura ou boiserie em gesso e madeira, materiais que podem ser usados em seu estado natural ou coloridos com tintas específicas. Tradicionalmente, a parte superior do picture rail era arredondada para que o gancho fosse apenas encaixado, mas hoje já existem diferentes estilos da peça onde é possível pregar os ganchos direto em sua face, inclusive.

Essa história sobre variedade se estende para os ganchos e as hastes nos quesitos tamanho, formato e acabamentos. Todas essas escolhas sempre vão depender da decoração do ambiente e claro, dos objetos que serão pendurados.

INSTALAÇÃO:

É bem importante perguntar sobre a instalação para o fornecedor da moldura e esclarecer o que deseja pendurar nela, pois o picture rail pode ser tanto colado, quanto parafusado nas paredes. Sobre a altura, o elemento deve ser posicionado horizontalmente de 30 a 50 centímetros abaixo do teto, lembrando que o ideal é testar a altura antes de fixá-lo definitivamente.

A parte mais divertida é agora: montar a galeria de fotos ou da coleção que será exibida! Para criar o lindo efeito com movimento e volume que os tradicionais picture rails possuíam, as hastes devem ter comprimentos diferentes, assim como as molduras. O ideal é não ter regras, mas vale um planejamento anterior para que, na hora que a galeria estiver na parede, ela fique descontraída, cheia de bossa e como você imaginou ;-)

Mas onde posso colocar um picture rail na minha casa? Salas de estar e jantar, no escritório, no corredor e até mesmo no quarto; em todos esses cenários ele fica interessante! A seguir, separei algumas fotos e listas de referências para te inspirar, olha só:

Projeto 1: este quarto infantil ganhou uma nova decoração assim que a mãe resolveu arregaçar as mangas e montar um picture rail do zero com imagens e tapeçarias enquadradas.

Projeto e fotos: Mandi Johson – A Beatiful Mess / Divulgação.
Matéria completa AQUI.

Projeto 2: esta versão traz nada mais nada menos que plantas penduradas no picture rail, que tal? Para quem gosta de muito verde em casa, essa solução é ideal para otimizar os espaços verticais e brincar com a composição.

Projeto e fotos: Dr Laura Jenkins – HousePlantHouse / Divulgação.
Matéria completa AQUI.

Lista 1 – nessa seleção, você vai ver o picture rail em cenários mais clássicos:

Lista 2 – decorações contemporâneas com picture rails interessantes, tem boas ideias para salvar:

Conta aqui nos comentários se você já conhecia o picture rail, e também qual estilo mais gostou ;-)