O que é o estilo folk? | OMA

Foto: Freepik / Divulgação

O estilo Folk surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 60 com a intenção de mesclar povos e culturas. Inspirado nos indígenas e andinos, é caracterizado pela exuberância de texturas, estampas, cores e materiais.

Na decoração, o estilo Folk se apresenta com algumas peças-chaves, como flores, tijolinhos, couro, camurça, estampas étnicas em tapetes e mantas e muita criatividade. Nesse estilo, o importante é se ver livre de amarras para criar composições, e por isso é um prato cheio para quem gosta de ambientes vivos e cheios de personalidade.

Vale relembrar as diferenças entre o Folk e o Boho, dois estilos que têm características muito parecidas. A palavra “Boho” deriva de “Bohemian”, designação dada aos boêmios europeus da década de 20 e que mais tarde, nos anos 70, inspiraram uma geração que acreditava na mescla entre moda e arte no bairro de Soho, em Londres. Já “Folk” remete à palavra “povos” e nasce no interior rural dos Estados Unidos, o que dá ao estilo uma pegada mais “country”.

Está aí a diferença: enquanto o estilo Boho é mais feminino, delicado e com detalhes em abundância, o Folk aposta em misturas étnicas menos delicadas, apesar de ainda manter o charme e a graça da mescla entre peças.

O estilo Folk também é ideal para quem gosta de artesanato e tem diversas peças espalhadas pela casa. Uma boa dica é criar uma composição com elas. O que você acha, por exemplo, de montar um cantinho com vasos de cerâmica com flores coloridas, cestos de palha, uma manta com estampa étnica e um baú de madeira? São objetos simples de se encontrar e que trazem a essência do estilo.

Vale também apostar na paleta de cores que o estilo carrega: tons terrosos, laranja, azul turquesa, rosa, vinho, mostarda e verde. É claro que você não precisa misturar todas essas cores em um só ambiente, mas vale a pena acrescentar pontos nesses tons para deixar sua composição ainda mais interessante.

Foto: Azerbaijan_stockers / Freepik

Fotos: Freepik

Foto: Julia Kuzenkov / Pexels

Foto: KamranAydinov / Freepik

Foto: Lifeforstock / Freepik

Foto: Mrsiraphol / Freepik

Foto: Gül Işık /Pexels

Foto: Inga Seliverstova / Pexels

Foto: Pvproductions / Freepik

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉

2023-04-27T16:32:07-03:0027, abril|Categories: Decoração|Tags: , , , , , , , , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo