A Nova Geração de Projetos em 3D

Quando um cliente visita o showroom de uma loja de móveis ou um evento da área, encontra ambientes decorados onde a exposição dos produtos tem grande impacto na sua decisão de compra. Um sofá, uma cama ou uma luminária, apresentados num ambiente decorado, reforçam seu apelo, tornando-os mais sedutores aos olhos dos clientes. 

Porém, os clientes, hoje, procuram e compram móveis e produtos de decoração pela Internet. Vemos as empresas do setor reformulando seus sites ou adotando o e-commerce porque seus clientes estão online. No entanto, pesquisas revelam que a decisão de compra online não se resume às qualidades do produto: o cliente quer ter uma experiência de compra similar à da loja, com os produtos inseridos num ambiente atraente, em que ele possa imaginar como ficariam em sua casa.

Mas quando procura por um sofá, o que o cliente encontra na maioria dos sites são pequenas fotos dos produtos em fundo branco, com suas medidas, materiais e preço. Nada que estimule a sua imaginação ou desperte o seu desejo pelo produto.

Algumas empresas utilizam fotografias de ambientes decorados com seus produtos, um processo caro e trabalhoso. É necessário encontrar um ambiente adequado para fazer a foto – uma casa, apartamento, ou montar um cenário em estúdio; e um jardim, uma piscina ou uma praia, para expor os móveis externos. Ainda é preciso transportar os móveis para a locação, contratar um fotógrafo e dispor de um decorador para criar a cena.

CGI Roomsets

CGI – Computer Generated Images é uma nova tecnologia de conteúdo digital, que permite criar ambientes decorados com móveis, luminárias e objetos de decoração, exercendo o mesmo fascínio de uma fotografia ambientada, mas sem as dificuldades da produção de fotos e custando menos. As imagens são criadas totalmente em computador, contemplando os mais variados estilos de decoração.

Como funciona

Só é preciso uma simples foto do produto e suas dimensões; não é necessário o envio do produto físico. Para iniciar o processo, o produto é modelado em 3D, observando rigorosamente sua forma, textura e acabamento. Após a modelagem, uma equipe de designers de interiores cria os elementos para compor a cena – paredes, janelas, portas etc., e insere o produto nessa cena. Esse layout é então renderizado, gerando uma imagem com resolução 4K, pronta para ser utilizada em diversas aplicações. De forma rápida e econômica são criadas imagens com qualidade fotográfica, sem a necessidade dos produtos ou dos espaços físicos.

Aplicações

Visualização e customização de produtos

A tecnologia digital já permite que as marcas proporcionem aos clientes a possibilidade de personalizar e customizar produtos online, melhorando a sua experiência de compra e aumentando as oportunidades de conversão.

CGI Roomsets apresenta os produtos de forma atrativa e flexível: permite trocar ou acrescentar produtos, alterar cores, texturas e ângulos de visão em qualquer ambiente, exibir detalhes em close e utilizar pins. O cliente pode trocar a cor de um sofá apenas clicando na cor desejada na paleta de cores ao lado do produto. Essa tecnologia possibilita visualizar os produtos dentro de um ambiente decorado, com todas as variações de cor e textura, permitindo ao cliente adicionar os produtos em uma wishlist ou diretamente no carrinho de compras.

Também ajuda os arquitetos e designers de interiores na criação de projetos para seus clientes, ao gerar um Tearsheet em PDF com os produtos e suas respectivas especificações dentro do ambiente escolhido, além de permitir o download dos produtos em SketchUp, facilitando a montagem dos projetos de decoração.

Marketing Digital

“Cadastre seu email e receba nossas novidades e promoções”. Utilizando CGI Roomsets é muito fácil criar newsletters e email marketing; campanhas promocionais de preços, trocas de coleções e novos lançamentos nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Basta criar a cena e incluir junto à imagem as informações dos produtos.

Product Spin

É uma combinação de imagens em um círculo perfeito ao redor do produto que permite obter o efeito spin – no próprio site o cliente pode girar o produto em 360 graus, visualizando a peça por todos os ângulos. Essas imagens são combinadas numa única ferramenta interativa, de fácil implementação em qualquer plataforma.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Todos os modelos criados no computador podem ser inseridos em ambientes de realidade virtual para exibição no site, no smartphone e em eventos, ampliando a experiência dos clientes. E através da realidade aumentada, o cliente pode visualizar produtos reais em 3D no ambiente do seu lar – uma excelente oportunidade para as marcas serem convidadas a entrar na própria casa do cliente!

Animação

Os objetos modelados em 3D também podem servir para a produção de vídeos digitais, sem a necessidade do uso de câmeras – um passeio pelo ambiente decorado, revelando detalhes e nuances dos produtos de forma sutil e delicada, com uma trilha sonora que remete a sensações e sonhos.

Catálogos de produtos

Todas as cenas criadas para utilização online também podem ser usadas offline. A alta resolução das imagens permite o seu uso em impressos, catálogos e posters decorativos para lojas e eventos.

Publicidade

As cenas ambientadas e os produtos modelados são guardados na nuvem e ficam à disposição para uso futuro. Facilitam o trabalho de criação de peças publicitárias e substituem, com vantagem, as fotos para divulgação de produtos em revistas de decoração – pode-se ter qualquer produto em várias cores e texturas.

CGI Roomsets é uma novidade no Brasil. Mas os maiores e-commerces em home décor no mundo já a utilizam, por ser uma vantagem competitiva significativa – não só pela facilidade de criação e flexibilidade, mas também por permitir a interação do cliente com a loja. Para permanecer competitivo a longo prazo, a tecnologia digital de personalização e customização precisa estar no roteiro de todo varejista.

CGI Roomsets: arte + tecnologia = infinitas possibilidades.

Para saber mais sobre CGI Roomsets ou solicitar uma demo, estou compartilhando aqui uma empresa parceira do Casa de Valentina que já trabalhou com diversos arquitetos e decoradores do site e trouxe resultados muito bacanas!

ilustraviz.com. Vc pode falar direto com o Arnaldo Monteiro (arnaldo@ilustraviz.com) ou pelo cel: (11) 97626-9460

2018-02-02T15:42:57+00:00 Categories: Design, Inspirações|

2 Comentários

  1. vitoria fevereiro 6, 2018 em 10:03 am - Responder

    Muito bom!!!

Deixar Um Comentário