Foto: Wikimedia / Divulgação

Você já ouviu falar das casas Musgum mud huts? Por serem comuns no extremo Norte da província de Camarões, não são muito conhecidas em nossas regiões. Estas casas feitas de barro levam o nome de seu povo, Musgum.

Com uma mão de obra pequena e processo lento, esta arquitetura vernacular, é utilizada em regiões em que não há madeira e pedra acessível, assim, a lama é sua matéria-prima. Também podemos dizer que é uma arquitetura sustentável já que permite baixa emissão de CO2, além proporcionar um conforto térmico na casa.

Com forma de concha, as casas Tolek como seu povo os chama, não possuem fundação, porém, sua estrutura firme apresenta paredes grossas na parte inferior que sustentam a casa. Ah, e olha que interessante, as casas possuem uma abertura no teto, como uma chaminé, permitindo que o ar circule e em caso de enchentes, seja uma saída de emergência.

Foto: Wikimedia / Divulgação

Suas paredes de lama permitem ser moldadas, desta maneira, ao construírem, são realizados “desenhos” ou melhor dizendo, ranhuras que permitem a drenagem da água, além de servir como apoio ao morador para escalar e realizar manutenção na mesma.

Eu particularmente adoro conhecer a cultura de outros países e o que me chama a atenção aqui, é como ocorre a distribuição destas casas. O pai da família se encontra na parte principal do terreno, e os demais familiares, constroem ao redor deixando claro que são todos de uma única família. Um muro os protege e divide seu terreno dos demais. O espaço restante do círculo é utilizado para o momento em família e criação de animais.

Atualmente, com a descoberta de novos métodos construtivos, as casas Musgum não são mais tão utilizadas como anteriormente.

Técnicas construtivas sustentáveis podem ganhar novamente espaço no mundo atual que visa um impacto menor no mundo, acredito que ao ser considerado com outras técnicas, há potencial para novas casas surgirem.

Foto: Wikimedia / Divulgação

Foto: Socks Studio / Divulgação

Foto: Socks Studio / Divulgação

Foto: Socks Studio / Divulgação

Foto: Wikimedia / Divulgação

Foto: Wikimedia / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉